sábado, 28 de maio de 2011

Precursor da reforma psiquiátrica visita serviços de saúde mental da cidadeSaúde
Publicação:27/05/2011
Precursor da reforma psiquiátrica visita serviços de saúde mental da cidade

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Raquel Toth

O prefeito de São Bernardo do Campo recebeu nesta sexta-feira (27/5), o psiquiatra italiano Franco Rotelli, um dos precursores da reforma psiquiátrica implantada na Itália, cujo modelo foi seguido posteriormente pelo Brasil. O médico veio à cidade para conhecer os serviços na área de saúde mental do município. O profissional também ministrou uma palestra sobre desafios da reforma psiquiátrica, no auditório da Faculdade Anchieta.

Rotelli elogiou o trabalho desenvolvido no município na área de saúde mental e falou da intenção em firmar uma cooperação internacional entre a associação da qual faz parte e a Prefeitura. "Gostei muito do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil; a equipe mostra entusiasmo pelo que faz. Esse trabalho realizado aqui é similar a experiências encontradas em países como Espanha, Portugal e Inglaterra, e deve ser difundido em outros países. Podemos trocar conhecimentos e parcerias a fim de contribuir para que a reforma na Saúde Mental seja ampliada para todo o mundo", disse.

Na parte da manhã, o médico italiano visitou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, no Jardim Hollywood, unidade que atende crianças e adolescentes que apresentam problemas severos de saúde mental. Na sequência, conheceu o trabalho desenvolvido no complexo localizado na Vila Euclides, onde funcionam o CAPS III, o Pronto-Socorro Psiquiátrico, o Ambulatório de Graves e o CAPS III Álcool e Drogas de Adultos.

Em seguida, Rotelli esteve nas Residências Terapêuticas Masculina e Feminina, onde estão abrigados ex-internos do Hospital Lacan. A programação com o psiquiatra italiano ainda incluiu um almoço no CAPS III com gerentes e técnicos dos serviços de saúde mental.

"Esse modelo, que já é realidade em várias cidades brasileiras, só passou a ser adotado em São Bernardo a partir de 2009, na atual gestão. Atualmente, a saúde mental é um dos projetos da Secretaria de Saúde que mais nos têm orgulhado porque permitiu o retorno à sociedade de várias pessoas que viveram enclausuradas em um hospital psiquiátrico durante longos anos", ressaltou o secretário de Saúde.


Nenhum comentário: