O prefeito de São Bernardo do Campo prestigiou neste domingo (22/5), a 2ª Festa de Ogum e homenagem a São Jorge, realizada no Ginásio do Baetão. O evento, organizado pela Associação Federativa dos Cultos Afro-brasileiros da cidade, teve a presença de mais de mil pessoas, entre os participantes com trajes de origem africana e visitantes.
A atividade teve início às 11h, com a participação de representantes religiosos da umbanda e candomblé, que durante a celebração, compartilharam suas experiências, histórias e homenagearam, através de cânticos e música, os guerreiros, Ogum e São Jorge. A atividade contou com a chegada da procissão da imagem de São Jorge, que foi posicionada junto a imagem de Ogum em destaque.
De acordo com o prefeito, a população tem o direito de professar a sua crença religiosa e o poder público, a obrigação de propiciar espaço para o debate e respeito de todas as religiões na cidade. "Se depender de mim teremos outras edições desta festa. Desejo que Deus abençoe a todos para que possamos continuar a trabalhar para ter uma cidade mais acolhedora".
A presidente da Associação Federativa dos Cultos Afro-brasileiros de São Bernardo, Maria Emília Soares Campi, ressaltou que a festa está se tornando importante na cidade, onde pessoas que professam outras religiões respeitam a atividade. "O que mais desejamos é que todos lutem juntos para acabar com o preconceito religioso e a presença de visitantes de outras religiões reforçam esse trabalho".
O presidente da Federação de Umbanda do Grande ABC, Ronaldo Linares, revelou que a festa é realizada com grande alegria, uma vez que reflete o respeito da administração para com as diversas religiões da cidade. "Isso só é possível porque em São Bernardo temos um prefeito esclarecido, sensível, que respeita as necessidades da cultura afro-brasileira".
A atividade contou com a presença do secretário adjunto de Cultura, do deputado estadual, Carlos Grana, além da presença do deputado federal Vicentinho.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário