A Prefeitura de São Bernardo do Campo inicia nesta quarta-feira (13/4) as intervenções de revitalização na Chácara Silvestre, no Bairro Nova Petrópolis. As obras, que começam na parte externa do complexo, têm o objetivo de preparar o espaço para voltar a receber visitantes. Alguns dos serviços realizados no local serão movimentação de terra, plantio de vegetação, implantação de pista de caminhada, reforma e implantação de estruturas civis, entre outras. A previsão é que a área externa seja concluída em agosto, mês de aniversário da cidade.
O projeto paisagístico, orçado em R$ 3,3 milhões, contempla a implantação de um parque com atividades culturais e de recreação em meio a um ambiente de vasta vegetação. Esse projeto prevê quatro ambientes em uma área de aproximadamente 85 mil m².
Já o casarão da Chácara Silvestre é objeto de outro projeto visando sua restauração, que faz parte do plano de governo e está a cargo da Secretaria de Cultura.
Segundo o secretário adjunto de Cultura e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), a empresa contratada está fazendo o diagnóstico do casarão e depois realizará o projeto básico. "A proposta é que em agosto seja assinada a ordem de serviço para a restauração do casarão. Será uma grande conquista entregar à comunidade o primeiro bem público restaurado em São Bernardo do Campo", disse.
Espaço – No parque, o público terá um espaço para área de convívio com bancos e mesas de concreto, playground com brinquedos lúdicos para crianças até 5 anos, áreas de alongamento e equipamentos voltados à terceira idade. Haverá também palco com estrutura para atividades culturais, sanitários, portaria e, futuramente, lanchonete.
Em outro local, a população terá acesso a pistas de caminhada em gramado e pedrisco, pontes de acesso e diversos ambientes de estar dentro do parque, sempre preservando a vegetação natural.
Uma área pública de 5,6 mil m² anexa ao parque será incorporada ao endereço e abrigará uma grande área de playground para todas as idades, escorregadores, áreas de convívios com bancos e mesas, pergolado e circuito de bicicleta para crianças. O local abrigará ainda sanitários e portaria.
História - A antiga propriedade de veraneio da família Simonsen, do banqueiro Wallace Simonsen, está ligada à história da cidade como um marco da arquitetura residencial da elite de 1930, e como testemunho da antiga característica rural da cidade, que se consolidou no município desde o século IX.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário