sábado, 9 de abril de 2011

EVENTO - CULTURA DE PAZ

Prefeito participa de evento sobre Cultura de Paz nas escolas promovido pelo Ministério Público Educação
Publicação:08/04/2011
Prefeito participa de evento sobre Cultura de Paz nas escolas promovido pelo Ministério Público

Cosmo Silva
da redação

Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo do Campo, acompanhado da secretária de Educação, do juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude de São Bernardo, Dr. Luiz Carlos Ditommaso, e da promotora de Justiça, Infância e Juventude da cidade, Vera Lúcia Acayaba de Toledo, participou na manhã desta sexta-feira (8/4) do lançamento do material de apoio pedagógico Uma nova Aquarela: Desenhando Políticas Públicas Integradas para o enfrentamento da violência escolar em São Bernardo, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). O material foi organizado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em parceria com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo do Campo e o Ministério Público.

O livro e o vídeo são resultado dos trabalhos desenvolvidos no projeto Parceria na Construção de uma Cultura de Paz no Ambiente Escolar, também conhecido como Força-Tarefa e, desde 2007, tem por objetivo promover o debate sobre a diminuição dos casos de violência nas escolas. Todos os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas, municipais e estaduais de São Bernardo receberão o kit como subsídio para o enfrentamento e adoção de medidas preventivas à violência no ambiente escolar.

Para o prefeito, trabalhos como esse, que objetivam conceito de paz no município, deveriam ser objeto de discussão permanente por todos os segmentos da sociedade. "Nós precisamos dar um chacoalhão nas pessoas para efetivação de ações com esse conceito. Nossas crianças e adolescentes são importantes agentes multiplicadores e transformadores. Por isso, temos obrigação de investir nessa cultura para influenciar a nossa rede de ensino no enfretamento do problema", disse, ressaltando que, em São Bernardo, além de ações na Educação como o Tempo de Escola, a Administração também desenvolve trabalhos como o Mulheres da Paz, projeto integrante da Cidade de Paz – Território Alvarenga, em uma parceria com o Governo Federal, via Ministério da Justiça.

"O Programa vem embasado no fortalecimento da rede de atendimento do município e no trabalho em parceria, visando sempre a busca das causas que motivaram a prática da conduta infracional pelo aluno na escola", afirma a promotora Vera Lúcia Acayaba de Toledo, que instaurou, em 2007, o inquérito público que gerou o processo da parceria.

A secretária de Educação destacou a satisfação e o respeito da cidade quanto aos alunos da rede. De acordo com a titular da pasta, a escola tem que ser vista como um local de produção de conhecimento e todos os envolvidos, ao final dos ciclos, devem ser cidadãos melhores do que quando entraram. "Se todos assumirem seus papéis, conseguiremos consolidar essa Cultura de Paz de forma muito mais efetiva. Por isso essa parceria com o Força-Tarefa é muito importante para todos os envolvidos", lembrou.

Representantes da Procuradoria Geral de Justiça do Estado, da Escola Superior do Ministério Público, da Defensoria Pública do Estado, professores da Universidade Metodista, das redes municipal e estadual, além do secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, e o presidente da Fundação Criança da cidade também participaram do lançamento do material de apoio pedagógico.

Nenhum comentário: