Em uma noite emocionante, 18 autores participaram nesta quarta-feira (20/4) da cerimônia de premiação do Concurso Literário promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. O evento, que integra a programação do Mês do Livro e da Leitura, realizada pela Secretaria de Cultura, foi sediado na Pinacoteca da cidade e contou com a presença de secretários municipais e autoridades.
Pelo menos 50% dos escritores contemplados são do município, uma forma da Administração incentivar o desenvolvimento de autores locais. O concurso foi dividido em três categorias: Poesia, Conto e Dramaturgia, com o valor de R$ 10 mil para cada autor.
Os vencedores foram selecionados entre mais de mil inscritos em edital realizado entre março e setembro de 2010, com obras inéditas provenientes de vários estados do País como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Acre. Até brasileiros radicados na Argentina solicitaram a inscrição no concurso diante da repercussão dessa iniciativa.
Como forma de reforçar a relevância do projeto, a Comissão de Avaliação foi constituída por artistas e críticos literários. A premiação é considerada uma das maiores do Brasil.
Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, o tema é muito importante e o governo está empenhado em consolidar o incentivo à leitura como pauta de política pública da cidade. "Essa é apenas uma das diversas ações nesse sentido, pois está previsto ainda o Leitura nas Fábricas, dia 28/4 lançaremos o Projeto Agentes de Leitura e o livro Oficina de Criação Literária. Já ampliamos o Programa Espalhando a Leitura e acabamos de lançar oficialmente o curso Entre na Roda para agentes de saúde. E isto é somente o começo", cita.
Um dos vencedores na categoria dramaturgia, Manuel Messias da Silva Filho, de São Bernardo, elogiou o concurso como oportunidade aos artistas locais. "Temos gente extremamente competente nessa área. Dou oficinas literárias na cidade e tenho alunos de grande talento A produção cultural do município é muito forte", comentou.
Manuel concorreu na categoria dramaturgia com a obra intitulada Antes de Dormir, uma peça de teatro escrita por ele há mais de 10 anos, e com o dinheiro do prêmio pretende produzir um novo espetáculo. Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2008, ele já publicou 13 livros infanto-juvenis e também é músico.
Verifique abaixo os nomes dos classificados.
Contemplados:
São Bernardo do Campo
Contos:
Alvair Silveira Torres Junior
Maria Elena Cabrini Liborio
Ronaldo Ventura
Poesia:
Maria Conceição Soares Bastos
Hilda Campiotti da Silva
Alberto Lazzarini Filho
Dramaturgia:
Gustavo Penna
Manuel Messias da Silva Filho
Marcelo Faria Xavie
r
Nacional
Contos:
Francine Jallageas (Rio de Janeiro)
Ronaldo Cagiano (Bela Vista, São Paulo)
Silvio Rogerio Silva (São Paulo)
Poesia:
Edson Bueno de Camargo (Mauá)
Mary Ferreira Castilho (Moema, SP)
Eustáquio Gorgone de Oliveira (Caxambu – MG)
Dramaturgia:
Valderez Cardoso Gomes (São Paulo)
Solange Aparecida Dias (Santo André)
Luiz Carlos Borges (Interlagos – São Paulo)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário