Durante conferência da FAO - órgão das Nações Unidas para a alimentação -, realizado em Manágua, capital da Nicarágua, o programa da Prefeitura de São Bernardo que utiliza alimentos oriundos da agricultura familiar na merenda escolar recebeu elogios e foi destaque. O evento, que aconteceu dias 21 e 22/3, contou com a participação de mais de 10 países da América Latina e teve como tema principal Programas de Alimentação Escolar e Compras de Agricultura Familiar.
Convidado pelo órgão internacional para explicar a experiência bem-sucedida desenvolvida no município, o consultor técnico em alimentação da Secretaria de Educação fala sobre a receptividade que a experiência sãobernardense obteve junto aos técnicos de outros países. "A exceção do Chile, nenhum outro país da América Latina desenvolve um programa de alimentação escolar com aquisição de agricultura familiar. Muitos representantes ficaram impressionados quando explicamos que servíamos aos nossos alunos mais de 100 mil refeições diárias com produtos dessa categoria", disse.
O consultor ainda ressaltou, durante sua apresentação na FAO, que a Administração de São Bernardo ampliará a aquisição de alimentos que compõem a merenda escolar da rede municipal de ensino com cooperativas de agricultura familiar. Tudo isso busca oferecer uma alimentação cada vez mais saudável aos alunos e, ao mesmo tempo, fomentar a produção e comercialização dos pequenos produtores. Para 2011, a previsão é que a Prefeitura destine mais de R$ 8,8 milhões na aquisição de hortaliças, mel, hortifrutigranjeiro, mexerica, lichia, banana, feijão, suco de laranja, maçã, macarrão, arroz orgânico, suco de uva e leite em pó, entre outros produtos.
A iniciativa cumpre lei federal 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos municípios pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) deverão ser utilizados para aquisição de produtos da agricultura ou do empreendedor familiar. Na região Metropolitana de São Paulo, São Bernardo é o primeiro município a cumprir essa determinação.
Histórico - Em março de 2010 a cidade assinou o primeiro contrato para o fornecimento de alimentos da agricultura familiar, o que garantiu a provisão de 1,2 milhão de saches de suco natural de laranja, 68 toneladas de feijão, 38 toneladas de banana prata e 242 toneladas de banana nanica, totalizando um investimento de R$ 1,2 milhão.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário