As ruas do bairro Baeta Neves tiveram uma iluminação um pouco diferente na noite da última sexta-feira (15/4). À luz de velas, cerca de 500 pessoas, entre elas o prefeito de São Bernardo do Campo, realizaram uma Via Sacra na região, representando a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Depois da caminhada, a revitalização do Monumento do Cruzeiro, um dos símbolos religiosos mais tradicionais da cidade, foi entregue pelo chefe do Executivo à população. Sua recuperação contou com investimento de aproximadamente R$ 30 mil por parte da Prefeitura.
O Cruzeiro, localizado na esquina das ruas Giacinto Tognato com Raphael Lazzuri, foi inteiramente revitalizado e recebeu revestimento envelhecido, piso, calçada, gradil e um jardim mais amplo, com vegetação de espécies nativas. O monumento também recebeu uma nova iluminação, o que, além de inibir a ação de vândalos, fará com que o símbolo religioso seja muito mais visível no período noturno.
Durante o evento, o prefeito falou de sua satisfação de poder participar de uma das maiores tradições religiosas de São Bernardo, a Via Sacra. "Isso só faz com que afirmemos a nossa fé. O Cruzeiro é um marco para a cidade. Estamos devolvendo para a população a sua história e suas origens", afirmou.
Para o morador Goncilio de Souza Nunes, que há mais de 50 anos mora no Baeta Neves, o difícil mesmo foi conter as lágrimas ao ver o monumento todo iluminado. "Estamos comemorando 49 anos de história. Quando ajudei a instalar o Cruzeiro aqui, jamais pensei que ele pudesse ficar assim. Só tenho que, em nome de todos, agradecer ao prefeito Luiz Marinho e a esta parceria da Prefeitura com as comunidades católicas", disse.
História – Em 1962, um morador do Baeta Neves, Willy Stucker, que instalou a primeira serralheria e carpintaria do bairro, construiu uma cruz de madeira e a fincou no local no dia 2 de setembro de 1962. Na época, contou com o apoio da Congregação dos Padres e Redentoristas de Aparecida do Norte.
Nos anos 70, no governo do prefeito Geraldo Faria Rodrigues, a cruz foi recuperada, já que sua base estava apodrecida e com perigo de ruir. Foi durante essa reforma que foi construído um jardim ao seu redor. No governo do prefeito Aron Galante, nos anos 80, o monumento adquiriu sua forma atual após obras realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário