terça-feira, 26 de abril de 2011

1 Pré-Conferência Municipal da Saúde...

Prefeitura realiza 1ª Pré-Conferência Municipal de SaúdePlenária
Publicação:26/04/2011
Prefeitura realiza 1ª Pré-Conferência Municipal de Saúde

Marcelo Dorador
da redação

Foto: Valmir Franzoi

A Prefeitura de São Bernardo do Campo realizou na segunda-feira (25/4) a 1ª Pré-Conferência Municipal de Saúde, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Fernando Pessoa, no Bairro Alvarenga. Na oportunidade, a população pode discutir, apontar deficiências e propor melhorias para os serviços de saúde da cidade. No evento, que contou com cerca de 90 participantes, foram decididas diretrizes a serem encaminhadas para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em junho.

De acordo com o diretor-assistente do Departamento de Apoio à Gestão, é a população quem decide os rumos da saúde na cidade, por isso a contribuição de todos é importantíssima. "Tudo que é executado pela Secretaria de Saúde sai do Plano Municipal de Saúde, instrumento que é construído com a população. Por meio das pré-conferências organizamos as propostas que poderão ser aprovadas na conferência, definindo as novas diretrizes para a Saúde na cidade."

Com o tema central Todos usam o SUS! Como cuidar bem das pessoas e da comunidade?, os participantes foram divididos em três grupos em suas áreas de interesse, onde discutiram propostas nos eixos: Participação da Comunidade/Controle Social; Financiamento/Relação Público Privado; Rede necessária para cuidar com qualidade; Cuidando de quem cuida; Gestão de Rede de Atenção; Saúde de São Bernardo em 2011. Até o dia 25 de maio, serão realizados 14 encontros atendendo dez regiões da cidade.

Para Lúcia de Nazaré Oliveira, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, a população precisa comparecer e exercer o seu direito nessas plenárias. "Hoje temos um governo que nos dá essa possibilidade de dialogar, apresentar o que é importante para nós, um governo de inclusão. Não podemos ser omissos, temos espaço para definir os rumos da saúde de nossa cidade. Acho que todos nós podemos contribuir nas discussões, por isso a participação é tão importante", opina.

Além das escolhas de diretrizes, na mesma noite foram escolhidos os 16 delegados da região pelos participantes da pré-conferência, que irão representar o Alvarenga durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

As pré-conferências serão realizadas até o dia 25 de maio, a partir das 18h30. Na quarta-feira (27/4), a pré-conferência será realizada no Rudge Ramos, na EMEB Viriato Correia, que fica na Rua Vital Brasil, 430.


Nenhum comentário: