domingo, 10 de julho de 2011


sábado, 9 de julho de 2011

Roberto Jefferson diz que não houve mensalão


Roberto Jeffseron, mesmo sabendo que era tudo mentira, criou essa história do mensalão, agora diz que foi tudo invenção, que nunca recebeu dinheiro para votar nos projetos de interesses do governo Lula.


O advogado do deputado cassado Roberto Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, considerou “uma manobra eleitoral” o pedido de condenação dos 36 réus do processo do mensalão feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, nas alegações finais da Ação Penal 470, entregue ao Supremo Tribunal Federal.

Indicado pela presidenta Dilma Rousseff para permanecer à frente do órgão, Gurgel estaria, na opinião de Corrêa Barbosa, trabalhando para que sua recondução seja aprovada pelo Senado Federal. “Como há toda uma movimentação paralela e o [Supremo] Tribunal [Federal] está em recesso, eu imaginei que isso [o pedido de condenação] prepara a sabatina do procurador-geral no Senado. É um documento eleitoral”, afirmou.


“O que importa mesmo é a prova, e os autos mostram que isso vai terminar em uma execução de crédito bancário”, ironizou Barbosa. Ele lembrou que as provas não confirmaram o uso de dinheiro público no escândalo do mensalão, mas sim, empréstimos concedidos pelo Banco BMG ao PT e ao empresário Marcos Valério.

“A lavagem de dinheiro tem 18 modalidades diferentes. Ele não está incurso em nenhuma delas. Para se reconhecer o crime de lavagem de dinheiro, é preciso que haja prova do crime antecedente. Se não há a obtenção do dinheiro de forma criminosa, evidentemente, o dinheiro não precisa ser lavado”, argumentou.

Para o advogado, também não houve crime de corrupção passiva. O único crime que poderia ser atribuído a Jefferson, na opinião do advogado, seria o eleitoral. “Foram contribuições interpartidárias. Não há ilicitude nisso. O que tem de ilícito é deixar de comunicar à Justiça Eleitoral, para efeito de contabilização, e isso, de fato, deixou de ser feito. Mas isso é um crime eleitoral e a pena para ele é multa. E as penas de multa prescrevem em dois anos".Da redação, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário: