sábado, 9 de julho de 2011

Mais de 1,3 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem diploma Formatura
Publicação:08/07/2011
Mais de 1,3 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos recebem diploma

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Wilson Magão

Em uma noite repleta de emoção, mais de 1,3 mil pessoas subiram ao palco do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) nesta quinta-feira (7/7) para receber a certificação de conclusão de curso das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município participantes do Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (PROMAC), Educação Profissional e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA).

A solenidade contou com as presenças do prefeito de São Bernardo do Campo, que também participou da entrega de alguns certificados, além da secretária de Educação, deputados, vereadores, autoridades, familiares dos graduados e de parceiros como o Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (Sehal) e o MOVA-ABC. Para animar ainda mais a cerimônia, alunos participaram de uma apresentação de rap junto a integrantes do projeto hip hop sobre as ações do EJA.

Para o chefe do Executivo, a transformação da cidade não passa apenas pelas diversas obras realizadas ou em andamento. "Transformação também se faz com as oportunidades que podemos criar. Quem venceu uma etapa hoje está desafiado a entrar em uma próxima. Vocês devem olhar sempre à frente e pensar em chegar à universidade. Entregamos 4,7 mil novas vagas na rede municipal de ensino e estamos construindo mais de 11 mil, além da reforma de centenas de escolas e requalificação dos professores. E em agosto, entregaremos 15 mil netbooks aos estudantes", citou.

Já a secretária de Educação destacou a atenção especial que o governo municipal confere aos programas. "Três coisas são muito importantes para chegarmos em um dia como o de hoje: as parcerias, os educadores e equipe, e principalmente os alunos, verdadeiros guerreiros. Atualmente, investimos 10 vezes mais nestes programas do que era investido em outras gestões e a taxa de evasão é a menor da Região Metropolitana. Antes, o programa em São Bernardo não alcançava 200 formandos", destacou.

Para um dos formandos, Steiner Vaccari Canosa, 22 anos, a emoção foi em dobro. Além da certificação, o jovem artista plástico, que é portador de Síndrome de Down e acaba de concluir a 8ª série do ensino fundamental, foi homenageado pela mãe, Sara Vaccari, que fez uma declaração para o estudante. "Falo em nome da inclusão, que é slogan da Administração, e em nome de todos que têm filhos especiais, como o meu, que não é apenas um pintor de telas, mas também de almas, e da força e da fé que essas famílias devem ter, porque seus filhos são pessoas muito especiais", disse.

A Educação de Jovens e Adultos é uma política que se responsabiliza pelo direito à educação para todos. O EJA em São Bernardo iniciou-se em 1989, mas apenas em 2009 se caracterizou como política pública de Educação e tem como preceito um trabalho embasado em uma educação conscientizadora, libertadora e transformadora que conduza os alunos a um horizonte maior de visibilidade de alternativas de sua participação em seu mundo social. No ensino profissionalizante, os formandos receberão seus diplomas dos cursos em alimentação, construção civil, marcenaria, meio ambiente, imagem pessoal, informática e costura.

Ao longo desses 29 meses, a Secretaria de Educação tem estabelecido uma política educativa sob o direito à educação para todos, inclusive para aqueles que não puderam concluir os estudos no tempo oportuno. Para isso, respondeu as normativas nacionais para o atendimento a Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional que se fazem na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação brasileira e as especificidades da Educação Profissional e EJA.

Nenhum comentário: