quinta-feira, 24 de junho de 2010

São Bernardo terá Museu do Trabalhador no espaço do antigo mercado municipal

Michele Coutinho
da redação

São Bernardo do Campo ganhará um Museu do Trabalho e Trabalhador. O espaço, dedicado à história das relações trabalhistas da cidade e região, será construído no local do antigo prédio do mercado municipal, desativado desde 2004. A expectativa da Administração é que o museu, um dos poucos desse segmento no mundo, se torne referência nacional e valorize ainda mais a área central.

A determinação foi anunciada pelo prefeito na manhã desta segunda-feira (21/6), após autorizar o início da demolição do prédio onde funcionava o Mercadão. "Uma das questões desde o início de nossa gestão era a recuperação desse local, que tinha sido passado para a Fuprem (Fundo de Previdência Municipal) como pagamento de dívida, o que eu acho um erro. A partir disso, estamos concluindo a negociação para o acerto de contas e então começarmos o processo de recuperação do espaço", disse.

Para o estabelecimento do museu, as sedes do Rotativo Cidadão, Conselho Tutelar e Cooperativa de Consumo, todos alocados no mesmo espaço, também serão derrubados. As entidades serão transferidas.

Segundo o chefe do Executivo, a decisão pelo museu reflete a lógica de transformação da cidade. "O município tem uma rica relação com o mundo do trabalho e esse investimento mostra esse conceito ao descrever o que houve na cidade ao longo dos anos, agregando riqueza cultural", ressaltou, ao observar que o projeto tem grande potencial turístico.

A estimativa do prefeito é de que em cerca de quarenta dias sejam definidos detalhes do projeto como valor do investimento e previsão de início e término de obras.

Nenhum comentário: