quinta-feira, 24 de junho de 2010

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é inaugurado

Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br)

Espaço é destinado à promoção e preservação da saúde dos trabalhadores expostos a riscos

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de São Bernardo foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (23/06). O novo espaço integra a rede de serviços do Sistema Único de Saúde municipal e vai desenvolver as ações da Vigilância da Saúde do Trabalhador destinadas à promoção e proteção da saúde de pessoas submetidas a riscos ou más condições de trabalho.

O prefeito Luiz Marinho ressaltou a importância do espaço e também da consciência dos empregadores em cuidar melhor da saúde de seus funcionários. "Preservar a saúde dos trabalhadores também é uma forma de pensar em produtividade, eficiência e até em economia, é uma questão de inteligência", disse.

O Centro nasceu em resposta às reivindicações sindicais e diante de dados preocupantes sobre o adoecimento de trabalhadores por intoxicação por chumbo, mercúrio e outros metais pesados. O Cerest de São Bernardo é o primeiro serviço de atenção voltado à saúde do trabalhador, de acordo com o secretário da Saúde, Arthur Chioro.

"As ações ligadas à saúde do trabalhador vão além do Cerest e aqui queremos abrigar todos os interessado, empresários e trabalhadores. Fazemos questão, também, da participação direta dos movimentos sindicais, eles são nosso canal direto com os trabalhadores", disse Chioro.

O Cerest atuará nas áreas de vigilância da situação de saúde; promoção à saúde; prevenção e proteção à saúde e fortalecimento da participação social. O Centro vai estimular a mobilização social em defesa de boas condições de trabalho, controle de riscos, doenças e agravos relacionados ao trabalho e às questões de saúde ambiental.

A organização possui um Conselho Gestor que discute com o Conselho Municipal de Saúde as ações voltadas à atenção integral em saúde do trabalhador. Desse conselho participam representantes de entidades sindicais, trabalhadores e gestores, que se reúnem mensalmente.

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Claudionor Neves da Silva, agradeceu a iniciativa em nome do movimento sindical. "A importância de um espaço como esse é incontestável, é uma preocupação de todos nós preservar a integridade dos trabalhadores", ressaltou.

As novas instalações contam com dois andares de aproximadamente 330 metros quadrados, 11 salas, sendo quatro consultórios (três consultórios médicos e um psicológico), além de área de enfermagem, recepção, áreas administrativas e de saúde ambiental. Cerca de 20 funcionários atuam no local, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, engenheiros e técnicos de segurança.

O Cerest fica na rua Wenceslau Braz, 170, na Vila Quirino Lima, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Nenhum comentário: