Ana Carolina Martins - da redação
O prefeito de São Bernardo do Campo apresentou nesta quarta-feira (23/6), durante audiência pública na Faculdade de Direito de São Bernardo, os resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O documento, elaborado pela Secretaria de Habitação, é resultado de uma extensa pesquisa e subsidia ações e intervenções estruturais a fim de erradicar ou minimizar as situações de risco relacionadas à moradia no município.
A elaboração do PMRR é parte de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal e integra a política para a prevenção de riscos do município. A audiência contou com mais de 200 pessoas, entre autoridades e sociedade civil.
Para o chefe do Executivo, a ausência de políticas públicas no passado levou a uma ocupação equivocada em muitas áreas. "Com a participação da população teremos um PMRR que pode ser seguido por outras cidades que desejam aproveitar nossos esforços e trabalho", disse. Ele ainda destacou o trabalho da Defesa Civil para preservar vidas nos períodos de chuvas intensas e prolongadas que ocorreram neste ano e em 2009.
Atualmente, São Bernardo possui 259 áreas de assentamentos precários e irregulares. O PMRR é resultado de levantamento, iniciado em novembro de 2009, que mapeou 95 áreas da cidade com base no histórico e na verificação de campo em locais com potencial de risco, associado aos escorregamentos, solapamentos, inundações e alagamentos. Desse total, foram encontrados 203 setores de risco, com 2.940 moradias.
O mapeamento dessas áreas vem subsidiando as ações da Prefeitura que, desde o final do ano passado, está definindo áreas prioritárias para a realização de outras intervenções preventivas e corretivas, além de limpeza, plantio de mudas ou obras. Do início do ano até março, a Prefeitura removeu 1.080 famílias de áreas classificadas como de perigo iminente.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário