terça-feira, 1 de junho de 2010

Bancada do PT condena, em nota, ataque de Israel contra ativistas civis

Em nota oficial, assinada pelo líder Fernando Ferro (PT-PE), a bancada do PT na Câmara condenou hoje (1º) o ataque de Israel contra um comboio de barcos civis que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, provocando a morte de nove pessoas.

"Esse ato irracional de violência contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público", diz um trecho da nota.

Na nota, a Bancada reafirma seu apoio à criação de um Estado Palestino e condena também o cruel bloqueio à Faixa de Gaza, que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes. " Trata-se de uma violência que não condiz com os princípios e os motivos que levaram à criação do Estado de Israel".

Os parlamentares do PT manifestaram apoio irrestrito às iniciativas do Itamaraty de condenação do ataque israelense, ocorrido na segunda-feira (31),bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária.

Leia, abaixo, a integra do documento:

"NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA DOS DEPUTADOS A bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados expressa por meio desta nota sua indignação contra a violência absurda e desnecessária praticada pelo Estado de Israel contra a chamada Flotilha da Liberdade, um conjunto de oito barcos que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Esse ato irracional de violência contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica revela desprezo à comunidade internacional e aos princípios mais elementares do Direito Internacional Público. Deve-se salientar que o ataque desproporcional ocorreu ainda em águas internacionais. Não basta lamentar as dez mortes e os feridos, é necessária uma investigação internacional consistente que averigue o incidente e leve à efetiva punição dos culpados pelo crime. A bancada condena também o cruel bloqueio à Faixa de Gaza, que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes. Trata-se de uma violência que não condiz com os princípios e os motivos que levaram à criação do Estado de Israel. Ao mesmo tempo, a Bancada reitera seu apoio irrestrito à criação de um Estado Palestino. A bancada do PT expressa suas sentidas condolências aos familiares dos mortos e feridos da Flotilha da Liberdade e sua solidariedade à nação turca, profundamente atingida pelo crime perpetrado. Manifestamos ainda nosso irrestrito apoio às iniciativas do Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenando o ataque israelense, bem como às gestões determinadas pelo chanceler Celso Amorim no sentido de promover a localização imediata da brasileira Iara Lee, que se encontrava em uma das embarcações que compunham a flotilha humanitária. Brasília, 1º de junho de 2010 Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados

Fernando Ferro- PT/PE

Nenhum comentário: