segunda-feira, 28 de junho de 2010
Prefeitura de São Bernardo abre inscrições para curso de Agente Socioambiental
A Secretaria de Gestão de Gestão Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo está com inscrições abertas para a quarta turma do Curso de Formação de Agente Socioambiental Voluntário, previsto para ter início no dia 15 de julho. No total são 30 vagas disponíveis destinadas a moradores, estudantes e membros de ONGs.
Através de palestras, dinâmicas e atividades de campo, o curso, com duração de 30 horas, aborda diversos assuntos como educação ambiental, ecologia, bioma mata atlântica, proteção de áreas de manancial, código florestal, lei de proteção à fauna, tráfico de animais, resíduos sólidos, poluição das águas, atuação da guarda civil municipal ambiental, impactos ambientais e projetos socioambientais.
Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições continuarão abertas até o preenchimento das vagas e podem ser feitas na Secretaria de Gestão Ambiental, que fica na Rua Jacquey, 61, 1º andar, Rudge Ramos.
TV do Trabalhador entra no ar
Início do programa de formação sindical do Sindicato deverá aproximar entidade dos trabalhadores
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, anunciou, na última quarta-feira (23/06), o começo das atividades da TV do Trabalhador e a abertura do programa de formação sindical para os trabalhadores metalúrgicos.
“Após 30 anos de luta, o presidente Lula nos concedeu um sinal de TV, a partir de Mogi das Cruzes, e a partir de 6 de agosto inauguraremos a TV dos Trabalhadores”, afirmou. “Agora estamos no jogo. Não vai ser uma televisão qualquer, mas a nossa televisão”, ressaltou.
Nobre citou que já ouviu de tudo sobre a TV dos Trabalhadores, inclusive a dica de um produtor de uma grande rede de TV que disse para não por no ar imagens de pessoas feias, pois isso não dá ibope. “Pois eu digo que não apenas colocaremos gente feia, mas principalmente colocaremos a cara do trabalhador, as nossas necessidades, os nossos sonhos e as nossas lutas”, indicou.
Nobre ainda destacou que o início do programa de formação sindical do Sindicato deverá aproximar da entidade os trabalhadores que não conhecem o exercício sindical da categoria. “Queremos que nosso sindicato seja invadido pelos companheiros que ainda não vieram aqui. Serão 650 trabalhadores por dia, de segunda a sexta-feira, em nossa casa, e que isso seja fonte de inspiração para outros sindicatos”, afirmou.
domingo, 27 de junho de 2010
PSDB e sua "massa cheirosa"
Deputado tucano dita moda para correligionários
Orlando Morando lança manual do colaborador que trata de temas como depilação, esmalte, banho, saias e normas de higiene
"Você que não mantém a depilação em dia, deixa o esmalte ficar descascado, usa acessórios grandes e vestidos ou saias acima do joelho, desista de pedir votos ou militar nas eleições de 2010 pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB)".
Na semana passada, o deputado, que disputará a reeleição, entregou aos correligionários um ‘Manual do Colaborador’. A cartilha traz a biografia, os trabalhos realizados no mandato e também uma espécie de norma de conduta que determina como trabalhador de sua campanha deve agir e vestir-se.
Recomendações como “Nem sempre todas as mulheres possuem o perfil para usar o que está na moda”, “Água e sabão e bom senso não faz mal a ninguém e todos agradecem”, “Não é porque seu colega está de camisa curta ou a mocinha de miniblusa que você irá se vestir assim” e “Lembre-se você é um produto que representa um político”, foram passados para os trabalhadores.
A intenção do deputado, de acordo com o texto do manual, é valorização “do ser humano em suas melhores características”. Muitos saíram indignados do encontro que apresentou a cartilha no último sábado, no Buffet Tutti Noi.
Na avaliação de Rita Ronchetti, militante da Marcha Mundial de Mulheres, o manual aponta atitudes discriminatórias do parlamentar tucano. “Como assim orientar a tomar banho? Acha que o povo não toma banho? É uma estética do capitalismo. Todo mundo quer ganhar voto. Inclusive colocando o preconceito dele. É um comportamento de ditar valores. Agora, cabe à pessoa que vai trabalhar aceitar ou não”, opina Rita.
A assessoria de imprensa de Morando foi procurada pela reportagem do ABCD MAIOR, mas não retornou o pedido de entrevista.
PT Estadual oficializa candidatos da região
São 10 para deputado estadual e quatro para federal; convenção realizada neste sábado oficializa Mercadante e Marta para o governo do Estado e Senado
O PT de São Paulo oficializou, neste sábado (26/06), em convenção estadual do partido, as candidaturas de Aloizio Mercante ao governo do Estado e de Marta Suplicy para o Senado. No ABCD, o partido terá 10 candidaturas à Assembleia Legislativa e quatro à Câmara dos Deputados. (Confira abaixo quem são os candidatos pelo PT na Região).
O evento de homologação das candidaturas foi acompanhado por centenas de militantes petistas. Da Região, os prefeitos Luiz Marinho (São Bernardo) e Mário Reali (Diadema) e o vice-prefeito de Mauá, Paulo Eugênio, estavam presentes.
Mercadante, em seu discurso, enfatizou que o crescimento do país nos mais de sete anos de mandato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, será aplicado no Estado se vencer a disputa. "O que deu certo no Brasil vai dar certo em São Paulo. Vou pedir que deem uma chance ao PT em São Paulo. O que deu certo com Lula lá, vai dar certo aqui”, disse o candidato ao governo.
Para tentar romper a hegemonia de 16 anos do PSDB em São Paulo, o PT paulista fez a maior aliança de sua história e coligou-se com 11 partidos. O candidato a vice-governador da chapa de Mercante ficou para o PDT com a indicação de Antônio Clóvis Ferraz, o Coca Ferraz. Doutor em engenharia de transporte e professor da Universidade de São Paulo, Coca é ex-presidente do PSDB de Araraquara e foi secretário de Trânsito na gestão do ex-prefeito Roberto Massafera (PSDB).
O PC do B ficou com uma das vagas ao Senado na coligação com o PT. A indicação do PT é Marta e do PC do B foi Netinho de Paula.
Ausência de Dilma: A candidata pelo PT à presidência da República, Dilma Rousseff, não compareceu à convenção. Entretanto, gravou um vídeo que foi transmitido aos militantes. A presidenciável reforçou a importância da candidatura e vitória de Mercante em São Paulo.
“Preciso do Mercadante aqui em São Paulo me ajudando a governar o Brasil. E preciso da Marta e do Netinho no Senado para que haja no Brasil a governabilidade para seguir em frente, seguir mudando”, destacou.
Dilma não compareceu ao evento, pois participou da convenção do PRB em Brasília, onde recebeu o apoio da legenda e do vice-presidente, José Alencar. Michel Temer representou Dilma no evento, e fez uma breve aparição, já que teve de seguir para a convenção do PMDB no Mato Grosso. O presidente Lula também não foi por motivo de agenda.
A abertura da convenção aconteceu com as apresentações do Teatro Mágico e Racionais MCs, com Ed Rock e KLJ
Confira abaixo quem são os candidatos pelo PT na Região
São Bernardo
Estadual: Ana do Carmo (reeleição)
Federal: Vicente de Paulo da Silva, o Vicentinho (reeleição)
Santo André
Estadual: Carlos Grana, Jurandir Gallo e João Avamileno
Federal: Vanderlei Siraque
Diadema
Estadual: José Antonio da Silva, Joel Fonseca, Irene dos Santos e Renato Moreni
Federal: José de Filippi Jr.
Mauá
Estadual: Donisete Braga (reeleição) e Márcio Chaves
Federal: Hélcio Silva
São Caetano, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires não têm candidatos pelo PT
Pedágios: mais uma paulada
Notícias do lado de lá
A crise é do candidato Serra
O fato de o anúncio do vice na chapa de José Serra, o senador Álvaro Dias, ter vazado, em vez de ter sido anunciado, resume o ambiente de campanha do PSDB: confuso e desarticulado.
A escolha ? provisória ou definitiva, não se sabe ? não foi de Serra, mas do partido, sem consulta aos aliados, num gesto mais na linha de um clube de notáveis que de um partido.
O problema é que restou um único notável a bordo: o próprio Serra. Aécio Neves internou-se em Minas e Fernando Henrique, rejeitado como um patinho feio, foi cuidar da própria vida.
A campanha centrou-se no candidato; a estrutura é precária, cada um é porta-voz de si mesmo. Nesse contexto, o principal aliado, o DEM, soube pelo Twitter de Roberto Jefferson, do PTB, que havia sido preterido por uma chapa puro-sangue, com Dias no lugar de Aécio.
Serra já decidira que, sem Aécio, o melhor seria um vice figurativo, o que o levou a nomes inexpressivos, desconsiderando o acordo de que, naquela hipótese, a vaga seria do DEM, humilhando o aliado, que percebeu o desconforto ideológico que causava.
O Twitter de Jefferson uniu o DEM. E as próximas horas definirão o destino da aliança: se efetiva ou burocrática, limitada a acordos regionais sem envolvimento da militância.
A declaração de Dias, de que desiste para pacificar, e o gesto de Pilatos de Serra, dizendo-se alheio à decisão, indicam que tudo pode voltar à estaca zero.
Guerra versus Jarbas
As coisas não vão bem entre o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o senador Jarbas Vasconcelos, palanque de Serra em Pernambuco. Segundo interlocutores de ambos, eles não conversam há mais de dois meses. Uma das razões é que o PSDB não quer indicar a segunda vaga ao Senado (a primeira é do DEM, Marco Maciel). Guerra está irritado com a influência do DEM na campanha, através da boa relação entre Jarbas e o presidente do partido no Estado, Mendonça Filho.
Pesquisa inclui Álvaro Dias
Para complicar mais um pouco a crise com o DEM, o próximo Datafolha já vem com Álvaro Dias como vice de Serra. O instituto protocolou sexta-feira no TSE a pesquisa, cujo resultado deve sair no próximo fim de semana. Na rede Twitter, o veneno ontem era de que o Datafolha soube antes do DEM que o vice seria Álvaro Dias.
A novidade é que o questionário apresentado pelo instituto inclui perguntas sobre o candidato a vice-presidente. Numa delas, o eleitor é questionado se sabe quem é o vice e se ele influencia o voto no candidato. Amadorismo
Desabafo de um senador tucano, antes do vazamento do nome de Dias para vice de Serra. "A campanha está mambembe, tudo é improvisado, há amigos fazendo tarefas por favor, no lugar de profissionais contratados". Um exemplo, segundo ele, é a agenda do candidato, cuja definição depende da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Reclamou também da concentração das decisões e das informações, e que jamais recebeu um briefing da campanha, que deveria ser diário.
Dilma em Minas
Enquanto o PSDB exibe desorganização, o presidente Lula e sua candidata, Dilma Rousseff, preparam um desembarque glorioso na convenção do PMDB, em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira, para lançar a candidatura de Hélio Costa ao governo, com Patrus Ananias de vice. À frente de uma caravana do PMDB, Michel Temer, vice de Dilma.
sábado, 26 de junho de 2010
SOS Alagoas e Pernambuco
Solidariedade: CUT organiza campanha de arrecadação de donativos às vítimas das enchentes
Sensibilizada pela trágica enchente que atingiu Alagoas e Pernambuco nos últimos dias, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou uma campanha de solidariedade em toda a sua base, para doações às vitimas das inundações. Vários sindicatos e entidades cutistas já manifestaram seu apoio, contribuindo e ampliando a campanha entre seus filiados.
A situação é bastante grave. Só em Alagoas 22 municípios foram atingidos, sendo que em 15 deles já foi decretado estado de calamidade pública. Milhares de trabalhadores e suas famílias perderam tudo, e alguns até a própria vida. O cenário é de guerra. Sem acesso a condições mínimas de sobrevivência, as pessoas começam a entrar em desespero. Para muitos falta água potável, energia, comida, local para dormir e qualquer outra necessidade básica.
leia mais
Pega na mentira
Sindicato da Saúde nunca viu hospitais que Serra diz ter construído em São Paulo
O Sindsaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo) declarou-se nesta quarta-feira (23) à procura de oito dos dez hospitais que, pela propaganda eleitoral do PSDB e de José Serra, foram construídos pelo governo estadual entre 2007 e este ano.
“Que a gente saiba, tem só dois hospitais que daria pra chamar de novos: o Instituto do Câncer Octávio Frias (inaugurado em 2008, dentro do Hospital das Clínicas) e o Centro de Reabilitação Lucy Montoro (de 2009)”, afirma o diretor do Sindicato, Ângelo D’Agostini.
De acordo com o dirigente sindical, as peças publicitárias tucanas estão “bombando” a lista com instituições filantrópicas.
“São hospitais com quem o Governo Serra fez parceria, mas não são novos, apenas obras e instituições que o governo encampou. No máximo, o governo estadual pode ter reformado estes lugares.”
Outro dado artificial, segundo o sindicato, é o número de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do Estado. A propaganda tucana promete que 40 unidades serão entregues à população até o fim deste ano.
“Não procede”, acusa o diretor do Sindsaúde.
“Se pegar a lista desses hospitais, não tem nenhuma AME novas, mas sim ambulatórios ou núcleos de gestão assistencial que já existiam e foram mexidos”, denuncia D’Agostini. Como exemplos de maquiagens nesse sentido, ele cita as AMEs das cidades de Votuporanga e de Marília.
“Eles só colocaram mais especialidades, reformaram e mudaram os nomes”.
Metalúrgicos da CUT em São Paulo abrem Campanha Salarial 2010 com ato em frente à Fiesp
Durante a manifestação, o presidente da FEM, Valmir Marques (Biro Biro), dirigentes da Federação e os presidentes dos sindicatos filiados entregaram as pautas de reivindicações aos coordenadores das bancadas patronais dos Grupos 2, 8 e 10 (confira abaixo no boxe) e da Fundição. “Estamos inaugurando com este grande ato a nossa Campanha e lutaremos para conquistar excelentes reajustes neste ano. Queremos que os empresários compartilhem a riqueza produzida com os trabalhadores”,disse.
leia mais
Amazonas: Dilma 66% X 18% Serra
Os resultados da primeira pesquisa Ibope de intenção de voto realizada no Amazonas este ano apontam ampla folga da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, no Estado, com 66% das intenções de voto, contra 18% para o candidato tucano José Serra (PSDB).
A candidata Marina Silva (PV) foi indicada por 10% dos eleitores entrevistados. Intenções de votos brancos e nulos somaram 3%. Os indecisos representaram 4% do total de eleitores consultados.
Na pesquisa espontânea, em que as perguntas não mencionam nomes de candidatos, Dilma Rousseff mantém a liderança com 48% das intenções de voto. José Serra foi lembrado por 12% dos entrevistados, seguido da candidata Marina Silva, com 8% das intenções espontâneas. Entre os entrevistados, 2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e outros 18% não souberam indicar um candidato.
"Dia sem Globo" está bombando
A imprensa simpática à Globo diz que o #DiaSemGlobo fracassou, mas os números mostram outra coisa, e tiram o sono dos executivos da emissora, onde o sinal amarelo de alerta acendeu.
De cada 100 TVs ligadas, medidas pelo Ibope, 8 mudaram de canal, e não assistiram na Globo.
Comparando os dois jogos da Copa em dias úteis, o primeiro na estréia (contra a Coreia do Norte), dia 15, uma terça-feira, com o terceiro jogo (contra Portugal), no dia 25, sexta-feira:
No 1º jogo, de cada 100 TVs ligadas, 75 estavam sintonizadas na Globo e 16 estavam na Band.
No 3º jogo, de cada 100 TVs ligadas, 67 estavam sintonizadas na Globo e 20 estavam na Band.
Enquanto a globo perdeu 8 TVs ligadas, a Band ganhou 4, em cada 100. A diferença pode ter ido para outros canais abertos que não transmitem a copa, ou para canais fechados como a ESPN que o Ibope não cobre.
O #DiaSemGlobo continua na segunda-feira, no jogo Brasil x Chile
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Por causa da chuva no Nordeste, Lula cancela ida à reunião do G20
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a ida à reunião do G20, em Toronto, no Canadá. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Lula cancelou a viagem, marcada para hoje (25), para poder acompanhar de perto as medidas de ajuda aos desabrigados pela chuva em Alagoas e em Pernambuco, especialmente no município alagoano de Palmares, um dos mais atingidos. “Ele me comunicou que não irá. Deseja ficar no Brasil acompanhando as medidas que têm sido tomadas em relação aos problemas das enchentes no nordeste”, disse Celso Amorim ao sair do Palácio da Alvorada.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai representar o presidente Lula no encontro. “São temas estritamente econômicos. O Mantega está mais do que capacitado a participar [das discussões]”, comentou Amorim.
Edição: Talita Cavalcante
Marinho apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos em audiência pública
O prefeito de São Bernardo do Campo apresentou nesta quarta-feira (23/6), durante audiência pública na Faculdade de Direito de São Bernardo, os resultados do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O documento, elaborado pela Secretaria de Habitação, é resultado de uma extensa pesquisa e subsidia ações e intervenções estruturais a fim de erradicar ou minimizar as situações de risco relacionadas à moradia no município.
A elaboração do PMRR é parte de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal e integra a política para a prevenção de riscos do município. A audiência contou com mais de 200 pessoas, entre autoridades e sociedade civil.
Para o chefe do Executivo, a ausência de políticas públicas no passado levou a uma ocupação equivocada em muitas áreas. "Com a participação da população teremos um PMRR que pode ser seguido por outras cidades que desejam aproveitar nossos esforços e trabalho", disse. Ele ainda destacou o trabalho da Defesa Civil para preservar vidas nos períodos de chuvas intensas e prolongadas que ocorreram neste ano e em 2009.
Atualmente, São Bernardo possui 259 áreas de assentamentos precários e irregulares. O PMRR é resultado de levantamento, iniciado em novembro de 2009, que mapeou 95 áreas da cidade com base no histórico e na verificação de campo em locais com potencial de risco, associado aos escorregamentos, solapamentos, inundações e alagamentos. Desse total, foram encontrados 203 setores de risco, com 2.940 moradias.
O mapeamento dessas áreas vem subsidiando as ações da Prefeitura que, desde o final do ano passado, está definindo áreas prioritárias para a realização de outras intervenções preventivas e corretivas, além de limpeza, plantio de mudas ou obras. Do início do ano até março, a Prefeitura removeu 1.080 famílias de áreas classificadas como de perigo iminente.
Caixa divulga contas para doações ao Nordeste
Por: Redação* (pauta@abcdmaior.com.br)
Depósitos devem ajudar cidades afetadas pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas
A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de ações de auxílio às vítimas das enchentes que atingem o Nordeste do país nos últimos dias. Entre as medidas, o banco divulgou o número de contas para doações às cidades de Alagoas e Pernambuco afetadas pelos temporais. Os habitantes da Região do ABCD podem contribuir com depósitos nas contas 2735.006.00000955-6 - SOS ALAGOAS e 1294.006.2010-0 - SOS PERNAMBUCO, da Caixa Econômica Federal.
Estão previstas ainda ações de arrecadação de donativos nas agências, unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui e abertura de conta específica em nome do poder público com opção de doação automática no autoatendimento, além de isenção da tarifa de reemissão de CPF. Outras informações para doação estarão disponíveis pelo telefone 0800-726-0101.
O plano de ação integrada do banco atenderá os cidadãos, as famílias, o setor produtivo e o poder público dos municípios em estado de calamidade ou situação de emergência nos dois Estados.
Além da abertura de conta para recebimento de doações e da constituição de comissão técnica para diagnóstico e apoio aos municípios, estão previstas medidas como criação de força-tarefa com horário estendido e em dias não úteis para informações gerais, liberação e pagamento do FGTS, indenizações de sinistros, entre outras.
Organização – A agência Sotaque Brasil, com o apoio do ABCD MAIOR, também está divulgando a conta da Defesa Civil para o depósito de valores para os moradores das cidades afetadas pela chuva no Nordeste (Agência/2735 – Op/006 – CC/ 955-6 – CAIXA).
Por causa da chuva no Nordeste, Lula cancela ida à reunião do G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a ida à reunião do G20, em Toronto, no Canadá. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
Lula cancelou a viagem, marcada para esta sexta-feira (25/06), para poder acompanhar de perto as medidas de ajuda aos desabrigados pela chuva em Alagoas e em Pernambuco, especialmente no município alagoano de Palmares, um dos mais atingidos. “Ele me comunicou que não irá. Deseja ficar no Brasil acompanhando as medidas que têm sido tomadas em relação aos problemas das enchentes no nordeste”, disse Celso Amorim ao sair do Palácio da Alvorada.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai representar o presidente Lula no encontro. “São temas estritamente econômicos. O Mantega está mais do que capacitado a participar [das discussões]”, comentou Amorim.
"Eu não mudei de lado"
Vejam essas fotos da Dilma com o boné do MST, na convenção estadual do PT-SE, na noite de ontem.
Ela fez o discurso todo com o boné do MST.
O PIG, que tenta pressioná-la a se colocar contra o MST, não deu nada.
Querem criar a idéia de que existe um consenso na sociedade contra o MST.
Não é verdade.
Vale fazer matérias denunciando a estratégia da mídia, que amplia as críticas ao movimento e apaga os apoios.
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Mulheres Metalúrgicas escrevem carta para Dilma
Documento apresenta os temas que foram debatidos nos três dias de Conferência, encerrada nesta quarta
Durante o terceiro e último dia da 2ª Conferência das Trabalhadoras Metalúrgicas da CUT (Central Única dos Trabalhadores), nesta quarta-feira (23/06), foi divulgada carta de reivindicações e apoio à candidata Dilma Rousseff, que disputa a Presidência da República. O documento apresenta os temas que foram debatidos nos três dias de encontro, como saúde, violência contra a mulher, creche – um direito da criança e da mulher -- e política. O evento foi promovido na CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), em São Bernardo.
O conteúdo da carta, que ainda não tem data para ser entregue à candidada do PT, apresenta as conquistas alcançadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como as medidas elaboradas para criação da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
Além do reconhecimento, foi reivindicada a erradicação da violência contra a mulher, a efetivação de política de saúde pública e universal, a fiscalização dos repasses para o programa Bolsa Família e a criação de programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o financiamento da economia solidária.
Após a leitura da carta pela diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da CNM/CUT, Ana Nice Martins de Carvalho, cada integrante de uma oficina temática formulou e apresentou propostas, que serão apresentadas no Congresso da Confederação dos Trabalhadores da CUT, a ser realizado em junho de 2011. Ao final de cada apresentação, os participantes levantavam os crachás para dizer se estavam de acordo com o que foi estabelecido.
Na oficina que tratou sobre negociação coletiva, foi proposto pelo grupo manter as cláusulas do reembolso da creche; garantir recursos próprios para o desenvolvimento da política de gênero da CNM/CUT; que a Confederação garanta recursos para a creche integral dos filhos até seis anos de idade e período parcial até 12 anos; garantir a participação das mulheres nas mesas de negociação e reforçar a luta pelos 180 dias de licença maternidade, entre outros.
No Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, as participantes da oficina colocaram em pauta cobrar do poder público a execução da Lei Maria da Penha com a criação das Delegacias de Apoio à Mulher, funcionando 24h por dia, em todas as cidades do Brasil; fazer com que as mulheres reconheçam seus direitos para serem respeitadas em todos os âmbitos, por meio da difusão de informações e inclusive dentro dos sindicatos.
Já na oficina que tratou sobre a Saúde da Mulher Trabalhadora, as participantes pediram que a CNM/CUT e a Secretaria da Mulher possam elaborar um curso de formação específica para a saúde da mulher trabalhadora, bem como a criação de um coletivo nacional da CNM/CUT, que possam intervir em palestras sobre Previdência Social; que as mulheres da Confederação se insiram nos conselhos da Previdência Social e nos conselhos de suas cidades e lançar uma campanha nacional pelo direito à creche.
Ponto Central - Na abertura do último dia da 2ª Conferência Nacional das Trabalhadoras Metalúrgicas, o tema creche foi o ponto central das discussões entre os mais de 100 participantes.
Durante a exposição de Manoel Rodrigues Português, que é diretor de uma escola de educação infantil, em Guarulhos, foi ressaltada a diferença entre ser criança e ter infância. Ele lembrou que a creche tem um papel fundamental no desenvolvimento nos primeiros anos de vida.
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é inaugurado
Espaço é destinado à promoção e preservação da saúde dos trabalhadores expostos a riscos
O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de São Bernardo foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (23/06). O novo espaço integra a rede de serviços do Sistema Único de Saúde municipal e vai desenvolver as ações da Vigilância da Saúde do Trabalhador destinadas à promoção e proteção da saúde de pessoas submetidas a riscos ou más condições de trabalho.
O prefeito Luiz Marinho ressaltou a importância do espaço e também da consciência dos empregadores em cuidar melhor da saúde de seus funcionários. "Preservar a saúde dos trabalhadores também é uma forma de pensar em produtividade, eficiência e até em economia, é uma questão de inteligência", disse.
O Centro nasceu em resposta às reivindicações sindicais e diante de dados preocupantes sobre o adoecimento de trabalhadores por intoxicação por chumbo, mercúrio e outros metais pesados. O Cerest de São Bernardo é o primeiro serviço de atenção voltado à saúde do trabalhador, de acordo com o secretário da Saúde, Arthur Chioro.
"As ações ligadas à saúde do trabalhador vão além do Cerest e aqui queremos abrigar todos os interessado, empresários e trabalhadores. Fazemos questão, também, da participação direta dos movimentos sindicais, eles são nosso canal direto com os trabalhadores", disse Chioro.
O Cerest atuará nas áreas de vigilância da situação de saúde; promoção à saúde; prevenção e proteção à saúde e fortalecimento da participação social. O Centro vai estimular a mobilização social em defesa de boas condições de trabalho, controle de riscos, doenças e agravos relacionados ao trabalho e às questões de saúde ambiental.
A organização possui um Conselho Gestor que discute com o Conselho Municipal de Saúde as ações voltadas à atenção integral em saúde do trabalhador. Desse conselho participam representantes de entidades sindicais, trabalhadores e gestores, que se reúnem mensalmente.
O presidente do Sindicato da Construção Civil, Claudionor Neves da Silva, agradeceu a iniciativa em nome do movimento sindical. "A importância de um espaço como esse é incontestável, é uma preocupação de todos nós preservar a integridade dos trabalhadores", ressaltou.
As novas instalações contam com dois andares de aproximadamente 330 metros quadrados, 11 salas, sendo quatro consultórios (três consultórios médicos e um psicológico), além de área de enfermagem, recepção, áreas administrativas e de saúde ambiental. Cerca de 20 funcionários atuam no local, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, engenheiros e técnicos de segurança.
O Cerest fica na rua Wenceslau Braz, 170, na Vila Quirino Lima, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
São Bernardo terá Museu do Trabalhador no espaço do antigo mercado municipal
São Bernardo do Campo ganhará um Museu do Trabalho e Trabalhador. O espaço, dedicado à história das relações trabalhistas da cidade e região, será construído no local do antigo prédio do mercado municipal, desativado desde 2004. A expectativa da Administração é que o museu, um dos poucos desse segmento no mundo, se torne referência nacional e valorize ainda mais a área central.
A determinação foi anunciada pelo prefeito na manhã desta segunda-feira (21/6), após autorizar o início da demolição do prédio onde funcionava o Mercadão. "Uma das questões desde o início de nossa gestão era a recuperação desse local, que tinha sido passado para a Fuprem (Fundo de Previdência Municipal) como pagamento de dívida, o que eu acho um erro. A partir disso, estamos concluindo a negociação para o acerto de contas e então começarmos o processo de recuperação do espaço", disse.
Para o estabelecimento do museu, as sedes do Rotativo Cidadão, Conselho Tutelar e Cooperativa de Consumo, todos alocados no mesmo espaço, também serão derrubados. As entidades serão transferidas.
Segundo o chefe do Executivo, a decisão pelo museu reflete a lógica de transformação da cidade. "O município tem uma rica relação com o mundo do trabalho e esse investimento mostra esse conceito ao descrever o que houve na cidade ao longo dos anos, agregando riqueza cultural", ressaltou, ao observar que o projeto tem grande potencial turístico.
A estimativa do prefeito é de que em cerca de quarenta dias sejam definidos detalhes do projeto como valor do investimento e previsão de início e término de obras.
Dunga dá uma surra na TV Globo
Por Rodrigo Vianna
Dunga dá uma surra na TV Globo: os meninos mimados perderam privilégios
A política suicida da Globo parece não ter limites. Primeiro foi na cobertura política. Depois de anos de esforço para superar a marca de emissora golpista e manipuladora (esse esforço se deu na gestão de Evandro Carlos de Andrade como Diretor de Jornalismo, e com a participação ativa de Amauri Soares na sucursal de São Paulo), a Globo mostrou as garras na eleição de 2006. Acompanhei tudo de perto; eu era repórter de política na Globo, e estive no grupo de jornalistas que internamente não aceitaram a linha de cobertura adotada pela emissora. Por causa disso, saí da Globo, e expus meus motivos numa carta interna aos colegas de Redação; carta essa que acabou vazando na internet – http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1309377-EI6584,00.html.
Agora, a direção da Globo empurra a emissora para o suicídio também na cobertura esportiva. A Globo manda no futebol brasileiro. Isso todo mundo sabe. Muitos clubes sobrevivem da grana que a Globo adianta, como pagamento por “direitos de transmissão”. A Globo sempre teve, também, privilégios na cobertura da seleção brasileira. Todo jornalista sabe disso. Aqui na África do Sul, um colega lembrava da Copa da França, em que a Globo tinha uma “salinha” exclusiva para as entrevistas com jogadores. Tudo acertado com a CBF. As outras emissoras esperneavam, e a Globo manobrava nos bastidores. Com habilidade.
Pois bem. A atual direção da Globo resolveu explicitar as coisas. Fez um striptease público. Tudo porque o técnico Dunga decidiu acabar com as “salinhas” da Globo. No domingo, Dunga brigou com o Alex Escobar (comentarista da Globo). O motivo? Escobar queria entrevistas exclusivas com jogadores, e Dunga vetou. O jornalista Mauricio Stycer conta tudo aqui - http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm.
No passado, a Globo manobraria nos bastidores, e talvez arrancasse alguma concessão de Dunga. Mas a arrogância (e a burrice) da atual direção da emissora não tem limites. Resolveram fazer um editorial contra o Dunga! É tudo muito didático para o público…
É como se houvesse um menino rico acostumado a comer sempre o primeiro pedaço do bolo nas festinhas da escola. Um dia chega o professor novo e diz: “você pode ser rico, mas aqui tem que pegar fila pra comer o bolo”. O menino rico, em vez de avisar o pai e manobrar em silêncio pela demissão do professor, resolve chorar no meio do pátio, e ainda pendura um manifesto na porta da escola: “eu sou rico, tenho direito ao primeiro pedaço do bolo”.
O menino rico, e mimado, joga a escola inteira contra ele. Talvez consiga a demissão do professor. Mas a comunidade inteira agora sabe que esses privilégios existem.
A Globo conseguiu isso. Na guerra entre Globo e Dunga, o Brasil fica ao lado do técnico.Vejam a enquete do UOL sobre o assunto: o Dunga dá uma surra na Globo – http://noticias.uol.com.br/enquetes/enquete.jhtm?id=8524#r
O povo não aguenta mais a arrogância da Globo. Os Marinho vão pagar caro por ter dado poder a gente como Ratzinger e sua turma.
Mas o Dunga que se cuide. A Globo vai tentar triturá-lo. Diante da primeira derrota, ele será demolido. O Dunga devia bater um papo com o Lula…
quarta-feira, 23 de junho de 2010
bye-bye Serra
Ibope: Dilma 40% x 35% Serra
A 2ª pesquisa CNI/Ibope do ano foi divulgada hoje (23.jun.2010): Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra (PSDB). Marina Silva (PV) aparece com 9%.
A sondagem foi feita de 19 a 21.jun.2010 com 2.002 eleitores em 140 municípios. Está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o n° 16292/2010. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com relação à última pesquisa CNI/Ibope (realizada de 6 a 10.mar.2010), Dilma Rousseff (PT) cresceu 7 pontos percentuais (saiu de 33% e alcançou 40%). José Serra caiu 3 pontos (de 38% para 35%). Marina Silva tinha 8% e oscilou 1 ponto para cima, dentro da margem de erro. Aqui, quadro com todas as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial.
2° turno
A pesquisa também avaliou uma hipótese de 2° turno: Dilma teria 45% dos votos; Serra teria 38%. Aqui, sondagens anteriores sobre o 2° turno da eleição presidencial.
sábado, 19 de junho de 2010
da redação
A Fundação Criança de São Bernardo do Campo está com as inscrições abertas até o dia 25/6 para o Programa de Iniciação ao Mundo do Trabalho - Rotativo Cidadão. O programa oferece 80 vagas para jovens de 18 a 21 anos para o cargo de Operação do Sistema de Estacionamento Controlado, que serão preenchidas para substituição de operadores e ampliação do programa.
Os jovens selecionados atuarão no sistema de estacionamento público Rotativo Cidadão no período de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, e sábados alternados. Os jovens também terão cinco horas semanais de atividades complementares ou educacionais, com aulas sobre meio ambiente, informática, atualidades, mundo do trabalho e comunicação e expressão.
O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Os selecionados recebem uma bolsa-auxílio de R$ 300,00, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, os jovens recebem indicações para oportunidades de empregos.
De acordo com o presidente da Fundação Criança, o dinheiro arrecadado na operação do sistema de estacionamento nas vias públicas da região central e dos pólos comerciais da cidade é investido em programas sociais da Fundação Criança. "Entre os programas beneficiados estão: os abrigos, atendimento socioeducativo a crianças em situação de vulnerabilidade ou risco social; enfrentamento ao abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, atendimento de drogadição; bolsas e programas de formação para jovens e adolescentes", esclarece.
Os interessados devem comparecer das 9h às 17h a um dos locais de inscrição portando RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (cursando ou concluído o Ensino Médio) e comprovante de participação em programas sociais (se for o caso).
A data e o local do sorteio público e da convocação dos classificados serão divulgados pelo jornal Notícias do Município, que também pode ser acessado pelo site www.saobernardo.sp.gov.br. Informações pelo telefone 4330-1455.
Locais de inscrição:
Fundação Criança - Rua Marechal Deodoro, 1.058, 3º andar, Centro
Espaço Andança - Rua Vitória Médice Ramos, 802 - Assunção
Programa Integrado de Garantia de Direitos (PIGD) Silvina, antigo CACJ - Rua Dom Vasco Mascarenhas, 273 - Jardim Silvina
PIGD Orquídeas - Rua Nossa Senhora Guadalupe, 800 - Alvarenga
PIGD Thelma- Rua João Bruni, 111 - Jardim Thelma
PIGD Esmeralda - Rua João Batista Capitâneo, 160 - Jd. Esmeralda
Centro Municipal Integrado de Cidadania (CMIC) Parque São Bernardo- Rua Minas Gerais, s/nº. - Pq. São Bernardo
Subprefeitura Riacho Grande - Rua Araguaia, 265- Riacho Grande
Subprefeitura Rudge Ramos- Rua Jacquey, 261 - Rudge Ramos.
Federação das Entidades do Bem-Estar Social (FEBES)- Rua Princesa Maria Amélia, 395 - Nova Petrópolis
OIT garante direitos de trabalhadores com HIV e Aids
Organização Internacional do Trabalho edita primeira norma internacional sobre Aids
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) editou a primeira norma internacional de trabalho sobre aids, com o objetivo de evitar discriminação no local de trabalho e garantir os direitos de trabalhadores com HIV e aids.
A norma prevê a eliminação de formas de discriminação e estigma contra pessoas que são portadoras da doença ou integram grupos expostos ou vulneráveis à infecção do HIV. A OIT determinou ainda que o trabalhador não deva ser obrigado a fazer testes de HIV ou revelar seu estado ao empregador.
No Brasil, o Ministério do Trabalho editou, no mês passado, portaria que proíbe as empresas de exigirem exames de HIV nas admissões, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou qualquer outro procedimento relacionado ao emprego.
A norma determina a adoção de medidas protetivas aos trabalhadores expostos ao risco de transmissão do HIV. A nova norma da OIT está na categoria de recomendação, ou seja, não necessita ser ratificada pelos países signatários da organização. O documento é comunicado ao Legislativo de cada país-membro e implementado por meio de políticas e leis nacionais.
“É preciso, agora, empenho político, do Executivo e da Justiça, além da sensibilização das pessoas para conhecerem seus direitos”, disse a especialista em aids e HIV do escritório da OIT no Brasil, Ana Lúcia Monteiro, ao participar hoje (18) do 8º Congresso Brasileiro de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids.
Dados da OIT mostram que mais de 33 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV ou aids, sendo 90% adultos em idade produtiva.
A norma foi aprovada na Conferência Internacional do Trabalho, encerrada sexta-feira (18/6) em Genebra, na Suíça.
CUT realiza 2ª Conferência Nacional das Trabalhadoras Metalúrgicas
Construindo a Igualdade de Oportunidades é o tema da conferência
Evento será realizado de segunda a quarta na sede da CNM/CUT, em São Bernardo
A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, por meio da secretaria da Mulher, realiza a 2ª Conferência Nacional das Trabalhadoras Metalúrgicas da CUT "Construindo a Igualdade de Oportunidades", nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2010, em sua sede, em São Bernardo.
O objetivo da Conferência é discutir o tema da mulher em espaços públicos, além de temas relacionados ao mundo do trabalho, à saúde e enfrentamento à violência e outras questões relevantes à luta das mulheres.
"Trata-se de um momento ímpar para as mulheres brasileiras. Estamos em um ano eleitoral, e pela primeira vez uma mulher tem reais chances de assumir a presidência da República. No ramo metalúrgico também vivemos um momento especial em que cada vez mais mulheres ocupam espaços de discussão e cargos nos sindicatos e federações", afirmou a secretária da Mulher da CNM/CUT, Maria Ferreira Lopes.
Nessa Conferência participarão dirigentes sindicais metalúrgicas de diversas regiões do país e organizações que discutem esses temas e buscarão definir ações neste espaço que caminhem no sentido de eliminar as desigualdades de gênero, para serem desenvolvidas em seus sindicatos e federações estaduais.
"Espero que esta Conferência seja um espaço de reflexão e aprofundamento das políticas de gênero, na perspectiva da igualdade de oportunidades em todos os espaços", afirmou a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ida Ciciliato.
O público será composto por dirigentes mulheres e homens que atuam nessa área nos Sindicatos de Trabalhadoras e Trabalhadores Metalúrgicos filiados à CNM/CUT.
terça-feira, 15 de junho de 2010
PSDB compra, literalmente, a imprensa de São Paulo
A Secretaria de Educação do Estado anunciou convênio para a assinatura de contratos com os 14 jornais da APJ (Associação Paulista de Jornais), entre eles o Diário do Grande ABC, visando a aquisição de assinaturas e utilização pedagógica (?!) de exemplares em salas de aula na rede estadual de ensino.
O secretário Paulo Renato Souza afirmou durante o evento, realizado na sede da APJ em São Paulo, que a presença de jornais em sala de aula é fundamental. "O aluno que lê e entende o que lê, desenvolve o raciocínio e esse é o principal objetivo da educação", disse ele. O uso de jornais em sala de aula, segundo Paulo Renato, se justifica como instrumento de leitura e desenvolvimento do pensamento crítico. "O jornal é muito valioso e talvez seja o instrumento mais importante nessa direção", analisou. Outra razão para incentivar a leitura de jornais nas escolas é que o processo de ensino passa a ser mais "atraente" à medida que alunos e professores debatem os temas da atualidade.
NÚMEROS - Os contratos foram assinados com os 14 jornais da APJ. A área de cobertura do Diário do Grande ABC envolve 167 escolas, que serão beneficiadas (?!) com um exemplar diário cada uma para utilização em sala de aula. Segundo a Secretaria de Educação, o projeto abrange 2.581 escolas do Estado e o investimento anual previsto no projeto é de R$ 771.145,00.
Por Esquerdopata
GENTE FINA É OUTRA COISA: Ex-diretor da Dersa é preso ao negociar joia na Gucci
Engenheiro Paulo Vieira de Souza, responsável pelo Rodoanel, foi preso no shopping Iguatemi no sábado
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
Paulo Vieira de Souza, 61, ex-diretor de engenharia da Dersa (empresa de transportes do Estado de São Paulo), foi preso em flagrante no sábado, na loja de artigos de luxo Gucci, do shopping Iguatemi (zona oeste de São Paulo). Ontem à noite, a Justiça mandou libertá-lo.
Ele é acusado de receptação de material ilícito -no caso, um bracelete de brilhantes avaliado em R$ 20 mil, que havia sido furtado da própria Gucci.
Souza e o joalheiro Musab Asmi Fatayer, 28, foram à loja para pedir que os funcionários avaliassem o bracelete. Pretendiam negociar a joia entre si.
Assim que Souza e Fatayer chegaram, por volta das 15h30 do sábado, foram atendidos pelo gerente da loja, Igor Augusto Pereira, 30, e pediram para que o bracelete fosse avaliado.
leia mais
Pesquisa Sensus em MG: Dilma 37,3% x 32,1% Serra
Dilma Rousseff (PT): 37,3% de intenção de votos
José Serra (PSDB): 32,1%
Marina Silva (PV): 7,3%
Estes resultados são da abordagem estimulada (escolha de um nome em uma lista apresentada).
Na espontânea, quando o entrevistado apenas responde em quem deseja votar, sem apresentação de uma lista de nomes, os resultados foram:
Dilma: 24,3%
Serra: 18%
Marina: 4%
Na simulação do 2º turno, Serra caiu 2,3% de 44% em maio para 41,7% em junho. Dilma subiu 1% de 39,5% em maior para 40,5 em junho, chegando ao empate técnico, por hora.
Governador:
Na estimulada:
Hélio Costa (PMDB): 49,5 (tinha 35,3 em maio)
Anastásia (PSDB): 20,7 (tinha 22,7 em Maio)
Na espontânea:
Helio Costa (PMDB): 21,1%
Anastasia (PSDB): 12,2%
Na simulação do 2º turno, Hélio Costa tem 57,3% e Antonio Anastásia 17,6.
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 53 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. Está registrada no TSE sob o nº 14.772/2010, e foi encomendada pelo PR (Partido da República).
Lula concede aumento de 7,7% para aposentados
Lula bateu o martelo a favor dos aposentados, depois de cerca de quatro horas de reunião com a equipe econômica do governo, além do ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. A queda do fator previdenciário foi vetada.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ao deixar a reunião que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar os gastos com o reajuste. Ele voltou a afirmar que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares.
“Além dos cortes que já fizemos [no Orçamento], de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento”. (Da Agência Brasil)
Galvão narrando e Faustão nos intervalos é overdose. Fuja da Globo. Viva a seleção!
Todo mundo sabe que a Globo não gosta do Dunga. Ele acabou com aquela "intimidade" que os repórteres da casa tinham com os jogadores. Mas, principalmente, com as exclusivas, que Galvão, Fátima Bernardes e outros conseguiam com jogadores e treinadores. Por isso as Organizações Globo não gostam do Dunga. Ele só fala em coletivas.
Mas quando falo para fugir da Globo, não é só pelo trio Globo-Galvão-Faustão (o que já seria um motivo de peso - e põe peso nisso, mesmo com a afinada do Faustão), é porque as OG estão torcendo contra a seleção. Não digo os jornalistas, mas as Organizações, que querem de volta suas exclusividades: as entrevistas e...o Campeonato Brasileiro.
O que tem o Campeonato Brasileiro a ver com as calças? Explico. A exclusividade da Globo termina em 2011. E a Record já avisou que está no páreo, que quer disputar as transmissões. A Record já deu uma rasteira na Globo quando conseguiu os direitos dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Já imaginou se pega o Brasileirão?
Por isso é que eles querem mais que a seleção se ferre. Enfraquecem a CBF e voltam a pressionar Ricardo Teixeira (vá ao youtube e escreva na caixa de busca globo repórter cbf que você vai ver do que estou falando) para manter seus privilégios.
Por mais que eu não goste do Dunga, como jogador, técnico e como pessoa, torço pela seleção e também contra as Organizações Globo que, como já disse aqui, põem em risco a democracia no Brasil.
domingo, 13 de junho de 2010
Mais obras em São Bernardo: Novas UPAs estarão prontas en junho
Publicação:10/6/2010
Obras da UPA Demarchi/Batistini serão concluídas até final de junho
Kelly Santos - da redação
O prefeito de São Bernardo do Campo vistoriou nesta quinta-feira (10/6) as obras da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Demarchi/Batistini, que foram iniciadas em abril e devem ser concluídas até o fim de junho.
De acordo com o chefe do Executivo, a execução da obra está dentro do prazo em relação à construção da unidade anterior, na Vila São Pedro. A proposta é que as obras sejam feitas rapidamente para que a UPA ajude a melhorar o atendimento da rede de saúde na cidade. "Nosso objetivo é acelerar o processo de construção para melhorar todo o sistema de atendimento na área de saúde. Estamos adiantados no calendário e esperamos inaugurar a UPA no dia 28 ou 29 de junho", disse.
leia mais
São Bernardo acelerando obras do PAC
Habitação
Publicação:12/6/2010
da redação
O prefeito de São Bernardo do Campo assinou neste sábado (12/6) a Ordem de Início de Serviço (OIS) autorizando a construção de 564 unidades habitacionais no Jardim Esmeralda por meio da implantação da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como a urbanização integrada do bairro. Na primeira fase foram entregues 328 unidades. A solenidade de assinatura aconteceu na área onde serão construídas as moradias, no prolongamento da Av. Juscelino Kubitschek.
As obras começam a partir da próxima segunda-feira (14/6). A conclusão completa do empreendimento ocorre dentro de 24 meses, mas no prazo de um ano serão entregues as primeiras unidades.
O projeto irá atender as famílias residentes em assentamentos precários e removidas do alojamento provisório Corintinhas, hoje assistidas pelo programa Renda Abrigo.
Segundo a secretária de Habitação, o pagamento dos imóveis será calculado proporcionalmente a renda de cada família. "Além disso, será um valor bastante subsidiado. Podemos dizer que tendo como referência o programa Minha Casa, Minha Vida, o município acaba por subsidiar cerca de 90% do custo", garantiu.
Com um total de investimentos de R$ 45,8 milhões, sendo R$ 21,9 de recursos do Governo Federal e R$ 23,9 de contrapartida da Prefeitura, o acordo prevê ainda intervenções na infraestrutura, implantação de áreas verdes, de lazer, centro comercial, equipamento condominial, paisagismo, ações de regularização fundiária para garantir a transferência do título de propriedade aos moradores e desenvolvimento de trabalho social, além do estabelecimento de um parque para recuperação ambiental e melhoria na qualificação urbanística do campo de futebol do Corintinhas.
"A medida visa assegurar o direito à moradia adequada e a eliminação de condições de risco à vida. Essa é mais uma conquista no processo de desenvolvimento da cidade, já que não estamos falando apenas de construção de habitações, mas da implantação de meios de acesso à educação, esporte, cultura e lazer", salientou o chefe do Executivo. Antes de deixar o local, o prefeito vistoriou o campo de futebol do Corintinhas.
Moradora há 13 anos do local, Juliana Justino Ferreira disse que a mudança de casa é a realização de um sonho. "A gente morava na beira do córrego, em más condições de higiene, e agora, com essa oportunidade, terei uma moradia digna e estou muito feliz por isso", comemorou.
Săo Bernardo dá início ao PAC Silvina/Naval
Projeto inclui a construção de 540 unidades habitacionais e outras obras
A Prefeitura de Săo Bernardo assinou nesta quinta-feira (10/06) a Ordem de Início de Serviço do Programa de Aceleraçăo do Crescimento (PAC) Silvina/Naval e o contrato para execuçăo de obras da segunda etapa do PAC Vila Esperança. Os projetos văo contemplar 904 famílias com imóveis.
O projeto do Silvina/Naval inclui a construçăo de 540 unidades habitacionais, além de obras de paisagismo e infraestrutura, como a canalizaçăo do ribeirăo dos Couros. Já a proposta da Vila Esperança tem como objetivo construir 364 moradias, reassentando assim famílias removidas de áreas de risco do bairro e do alojamento José Fornari.
A cidade na questăo habitacional e em muitas outras estava estagnada. Queremos recuperar o tempo perdido e dar qualidade de vida a essas pessoas, que văo deixar de viver em locais impróprios e poderăo pensar uma vida melhor”, disse o prefeito Luiz Marinho durante a assinatura dos documentos.
Na solenidade também estiveram presentes a secretária da Habitaçăo, Tássia Regino, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Everaldo Coelho da Silva.
Fórum Social prepara debate entre candidatos proporcionais
Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br) |
Dia 17 de julho foi escolhido para debate entre candidatos a deputado estadual e federal Membros de Comissão do Fórum Social do ABC, constituída para organizar encontro entre candidatos às eleições parlamentares deste ano, reuniram-se nesta sexta-feira (11/06) no Espaço Celso Daniel. Foi determinado o dia 17 de julho para o encontro que pretende discutir temas relevantes aos movimentos sociais entre candidatos a deputados estaduais e federais da Região. Uma comissão composta por representantes dos diferentes setoriais que compõem o Fórum foi incumbida de preparar e oficializar documento a ser entregue aos candidatos. Serão convidados ao encontro do dia 17. Outra comissão se responsabilizou pela organização do evento, como a definição do local onde será realizado e a captação de recursos para sua concretização. |
Herança Maldita do Serra
- Pedágios da Anchieta e Imigrantes sobem 4,17%
- Serra deixa para Alberto Goldmann herança de aumento de preço
O aumento é baseado no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e vale para todas as praças de pedágio do Estado das rodovias concedidas ŕ iniciativa privada até 2008. Já nas estradas concedidas nos últimos anos pelo governo Serra, o reajuste será ainda maior: 5,26%, calculado pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A Artesp garantiu que o valor da cobrança será apresentado nos próximos dias.
A terceirizaçăo das rodovias teve início em 1997, durante a gestăo do tucano Mário Covas. Desde entăo, o número de praças de pedágios subiu de 40 para 227. Só no governo de Serra foram acrescidos 84 novos pedágios.
Reajuste - Somados os três anos em que governou o estado de Săo Paulo, José Serra aumentou em 19,55% o preço dos pedágios. Quando assumiu, em 2007, as praças da Anchieta e da Imigrantes custavam R$ 14,60.
Rodoanel - Para o trecho sul do Rodoanel, que, mesmo incompleto, foi recém-inaugurado por Serra, săo esperadas 15 praças de pedágio, com o valor máximo de R$ 6. A empresa concessionária ainda năo foi definida.
Mais uma versão do suposto dossiê, na Carta Capital
11 de junho de 2010
A revista Carta Capital desta semana, traz reportagem de Leandro Fortes, com o que ele conseguiu apurar do "suposto dossiê", segue o texto:De um segundo encontro em uma confeitaria de Brasília ao roubo de arquivos, novos detalhes da mal-ajambrada trama do dossiê anti-Serra que ninguém viu.
Nas últimas semanas, os eleitores brasileiros acompanharam o desenrolar de uma série de informações desconexas sobre um escândalo inexistente baseado em um dossiê fantasma a ser montado por uma equipe de arapongas jamais formada. Ainda assim, a história está longe de acabar. O tal dossiê, na verdade um livro sobre os bastidores do processo de privatização durante os governos de Fernando Henrique Cardoso, voltará a ser notícia depois da Copa do Mundo, provavelmente no fim de julho.
leia mais
Livro bomba que vai implodir a candidatura de Serra pode sair em Julho
O jornalista Leandro Fortes, da Carta Capital, diz que Amaury Ribeiro Júnior, prevê que seu livro "Os porões da privataria", voltará a ser notícia depois da Copa do Mundo, provavelmente no fim de julho.
O livro é produto de reportagem investigativa de mais de 10 anos sobre a privataria, e mostra coisas como a associação em uma empresa no exterior da filha de José Serra com a irmã de Daniel Dantas, presa na operação Satiagraha.
É esse assunto que Veja, Globo, Folha e Estadão, fogem como o diabo da cruz, e procuram até multas de trânsito, de qualquer um que trabalhe na campanha de Dilma, ou simplesmente tenha conversado com quem trabalhe, para criar vilões ficcionais, como autores de novela criam personagens para serem odiados pelos telespectadores.
Nesse desespero em esconder a realidade com enredos de ficção, tentam pautar com assuntos que só idiotas acreditam.
Quem em sã consciência iria fazer "dossiê" contra Eduardo Jorge Caldas Pereira em uma campanha eleitoral? Tenham a santa paciência. Esse tucano não é candidato a nada, e nem é conhecido da maioria da população, é apenas "cartola" do PSDB, do tipo burocrata, que atua nas sombras, nos bastidores.
Se ele teve problemas com o Ministério Público Federal, e até o Correio Brasiliense noticiou, ninguém pode ler a notícia e acompanhar os desdobramentos, que vira acusado de fazer dossiê?
Quando Eduardo Jorge se coloca como vítima, e a Folha expõe como se fosse assunto de manchete em primeira página, o que parece que querem fazer é alguma manobra jurídica para impedir na justiça que o livro saia. E querem evitar que Serra ou sua filha tenha que passar pelo constrangimento de ter que entrar na justiça diretamente para censurar um autor premiado, de livro que diz coisas que atinge ele.
Serra ou sua filha entrar na justiça contra um livro, trará mais exposição ainda ao livro, até no noticiário internacional. Alguém como Eduardo Jorge não desperta tanta atenção.
Vamos supor que o livro traga citações a Eduardo Jorge. Ele pode entrar na justiça solicitando sua proibição.
Do jeito que a justiça é demo-tucana no Brasil, liberdade de expressão é só para donos de jornais, de TVs, e para a oposição. Um autor de livro pode não ter direito a essa mesma liberdade de expressão, mesmo tendo tudo documentado.
Pois se a "justiça" proibir no Brasil, que editem esse livro em Portugal, na Argentina, em qualquer lugar, que a gente possa comprar pela internet.
O que é inadimíssel é o eterno engavetamento de todo e qualquer tipo de corrupção demo-tucana, tanto no judiciário como na imprensa.
“Dilmin”: Dilma com Alckmin
“Voto Dilmin – Brotou um novo derivativo na campanha de José Serra. Depois do voto Dilmasia em Minas Gerais, prefeitos do interior de São Paulo namoram o voto Dilmin. Dilma para presidente e Alckmin para governador.
Geraldo Alckmin pode se sentir mais confortável no Palácio Bandeirantes com Dilma Rousseff no Planalto. Não seria a primeira vez que deixa Serra na chuva”.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Movimentos sociais articulam plataforma anti-PSDB
Por: Anselmo Massad, Rede Brasil Atual
São Paulo – Com 2,5 mil pessoas no Centro de São Paulo, a Assembleia de Movimentos Sociais definiu propostas para o país. Apesar de haver a previsão de que o material será entregue a todas as candidaturas à Presidência da República, sobraram críticas e ataques ao PSDB e ao DEM. Delegações de 20 estados estiveram no evento. Vários dos ativistas qualificaram a assembleia como um momento histórico.
Foram realizadas assembleias em 20 estados para definir as propostas, segundo a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), organizadora do evento. Nesta terça-feira (1º), a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, no estádio do Pacaembu, também na capital paulista, define plataforma análoga, desta vez por centrais sindicais.
leia mais
MST conclama solidariedade internacional à Palestina
O mundo se une à dor e ao sofrimento dos familiares dos mortos, que estavam na frota de barcos que levaria comida e remédios para Gaza.
A heróica tentativa de romper o ilegal e ilegítimo bloqueio israelense só reforça a idéia de que a mais poderosa arma que os povos têm na sua luta por uma sociedade mais justa é a solidariedade internacional.
Mais uma vez fica confirmado que o exercito de Israel é uma organização marcada pela covardia e pela prática de genocídio e terrorismo contra o povo palestino e contra todos que se rebelam em defesa de um Estado Palestino Laico e Democratico.
leia mais
Petroleiros se emocionam com presença de Dilma em plenária da FUP
Num discurso que emocionou a categoria, Dilma acusou o governo Fernando Henrique Cardoso de tentar sucatear e privatizar a Petrobras. Dilma pegou o gancho da fala do presidente do PT, José Eduardo Dutra, que afirmou que o governo do PSDB e do ex-PFL (agora DEM) tentou privatizar a estatal petrolífera. Segundo Dutra, “essa era a estratégia ‘comer pelas beiradinhas’, que nem mingau”.
leia mais
Participe da campanha para indicação de Lula ao Prêmio Nobel da Paz
Pelas normas, podem fazer a indicação parlamentares, integrantes de governos, além de professores universitários e membros de cortes internacionais.
No entanto, o senador Mercadante considera importante que essa indicação receba o apoio da população, o que pode ser feita por meio da assinatura desse manifesto.
Na avaliação do Mercadante, o presidente Lula merece o prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho para uma distribuição de renda mais justa e pela democracia no Brasil, bem como pelo seu importante papel internacional no combate à pobreza e à fome e na busca da paz pela mediação negociada de conflitos.
“É fundamental o apoio da população brasileira para que os avanços registrados no governo Lula tenham este importante reconhecimento internacional”, opina Mercadante.
Vote aqui: Você também pode apoiar a campanha Nobel Pro Lula
Manifestação em São Paulo condena ataque de Israel a barco pacifista
Por Elaine Patricia Cruz, Agência Brasil - Sexta-feira, 4 de junho de 2010
Cerca de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira (4) de uma manifestação contra Israel no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Com bandeiras palestinas, orações e faixas de protesto, os manifestantes fizeram um ato político pedindo o fim do bloqueio à Faixa de Gaza e condenando a operação do Exército israelense, que atacou um barco de bandeira turca que levava ajuda humanitária a Gaza. O protesto teve a participação de partidos políticos, movimentos sociais e centrais sindicais.
leia mais
Convenção do PT-SP homologará candidatos e política de alianças
Por Cezar Xavier
No dia 26 de junho, a partir das 9 da manhã, ocorre a Convenção Estadual do PT paulista. O evento será no Pavilhão Vermelho do ExpoCenter Norte, e deve ocorrer até as 16h. A Convenção homologa todas as candidaturas petistas em disputa nas eleições de 2010, além da coligação constituição pela política de alianças.
Deste modo, serão homologadas as candidaturas do senador Aloizio Mercadante ao governo de São Paulo, da ex-ministra Marta Suplicy ao Senado, a chapa de candidaturas aos legislativos estadual e federal. Também será feito o sorteio de números de candidatos(as).
Será feita também a homologação da política de alianças que indica a candidatura de Netinho de Paula, ao Senado, e o nome do(a) vice-governador(a). São doze os partidos envolvidos na coligação com o PT: PDT, PTN, PSDC, PRP, PSL, PTdoB, PCdoB, PR, PRB, PPL, PTC.
Serra age como quem bate carteira e grita pega ladrão
O secretário nacional de comunicação do PT, deputado federal André Vargas (PR) rebateu os ataques à campanha da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, e evocou o passado do ex-diretor de inteligência da Polícia Federal, Marcelo Itagiba, para vincular José Serra a uma tradição de dossiês contra adversários.
"Para falar desse pseudo-dossiê sobre as ligações da filha dele (Verônica) com Daniel Dantas, basta Serra procurar o Google. Está no Google! Não existe dossiê. Mas a verdade é que Serra tem tradição de dossiês, não o PT. Basta lembrar de Marcelo Itagiba. Corre por aí que ele também coordenava dossiês contra o PT. É só procurar as notas que saíam nos jornais. Serra se comporta como aquele que bate a carteira e sai gritando: pega ladrão!", ironiza Vargas.
leia mais
Justiça condena Ford a indenizar Estado do Rio Grande do Sul
A ação ordinária ajuizada pelo Estado do Rio Grande do Sul contra a Ford Brasil Ltda recebeu sentença favorável, condenando a empresa a indenizar o Estado e reconhecendo o rompimento contratual por parte da montadora. O maior imbróglio vivido pelo mandato de Olívio Dutra como governador toma, a partir da decisão judicial, de dezembro de 2009, nuances distintas em relação à época da saída da Ford do estado e sua instalação na Bahia. Já houve apelação por parte da empresa e a decisão, portanto, não é definitiva.
leia mais
Novo Código de Ética Médica e a Saúde dos Trabalhadores.
O Seminário tem por objetivo promover o diálogo sobre as mudanças ocorridas no Código de Ética Médica relacionando-as à saúde do trabalhador. Na composição das mesas estarão as instituições envolvidas com a temática saúde do trabalhador, o movimento sindical e especialistas.
O evento faz parte da comemoração dos 30 anos do DIESAT, a ser completado em 14 de agosto do ano presente.
Data: 22 de junho
Local: Rua Capote Valente, 710 - Pinheiros - SP
Inscrições: eventos@diesat.org.br
Clique aqui para maiores informações.
Contamos com a participação de todos!!
Leia Mais
Barbárie e covardia sem limites
O caráter essencialmente nazista da política de Israel
Nem bem terminei de ler “A linguagem do Império – Léxico da ideologia estadunidense”, de Domenico Losurdo (Boitempo, 306 páginas), o terrorismo de Estado de Israel ceifa a vida de dezenas de ativistas na madrugada dentro de um barco, alveja muitos e prende como criminosos centenas de homens e mulheres que, navegando em águas internacionais, insistiam em levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, mantida sob bloqueio criminoso, ilegal e imoral pelos sionistas.
Como se tivesse feito um livro sob encomenda para explicar o ocorrido, o autor questiona: “o caráter essencialmente ‘fascista’ e até mesmo ‘nazista’ da política de Israel explica tudo isso?”.
leia mais
História: Neruda lê para Prestes no Pacaembu de 100 mil
Numa conversa de mesa de bar, um amigo perguntou: “Você estava no Pacaembu ontem?”. Ele se referia à última terça-feira, 1º de junho, quando 30 mil participaram da 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) e lotaram as arquibancadas do tradicional estádio na capital paulista. “E você se lembra de 1945, quando o Prestes levou 100 mil ao mesmo Pacaembu”, arrematou o mesmo amigo.
leia mais
Dutra põe José Serra na roda
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, afirmou em sua página no microblog Twitter que o PT vai entrar com ação na Justiça contra o tucano falastrão do PSDB, José Serra. Sem nenhuma prova e apenas para aparecer na mídia, José Serra acusou Dilma Rousseff, de estar por trás da tentativa de fabricação de suposto dossiê com informações sobre a filha do tucano, Verônica Serra, conforme divulgou em reportagem a revista Veja.
“Decidimos interpelar o Serra judicialmente, pelas suas acusacoes a Dilma e ao PT , sobre o tal dossie. Quem nao deve, nao teme”, tuitou Dutra. Ontem, Serra afirmou que “a principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff”. Dilma , no entanto, classificou a informação da revista como falsa. “Isso é uma falsidade e eu não vou ficar batendo boca sobre isso”.
Massacre israelense: 30 tiros na cabeça e nas costas
Os nove ativistas turcos mortos no ataque israelense ao comboio naval com ajuda humanitária à Faixa de Gaza na última segunda-feira foram atingidos por 30 tiros. Cinco deles foram alvejados na cabeça. As informações são da edição do jornal britânico Guardian desta sexta-feira.
As autópsias mostraram que quase todos os tiros foram de armas de 9 mm, disparados à queima-roupa, informou à publicação Yalcin Buyuk, vice-presidente do Conselho Turco de Medicina Forense, responsável pelas autópsias.
Os ativistas participavam de uma frota naval que tentava levar mantimentos à Faixa de Gaza, furando assim o bloqueio imposto por Israel ao território palestino governado pelo grupo islâmico Hamas. Israel diz que seus soldados atiraram em defesa própria, depois de serem agredidos ao descerem de helicópteros, por cordas, no convés do navio Mavi Marmara.
leia mais