sexta-feira, 12 de agosto de 2011


12/08/2011 - LITERATURA
LULA CONTA HISTÓRIA PARA CRIANÇAS NA FELIT
Por: Marina Bastos (marina@abcdmaior.com.br)

Lula leu o livro Obax, de André Neves, para as crianças. Foto: Amanda Perobelli
Lula leu o livro Obax, de André Neves, para as crianças. Foto: Amanda Perobelli
Ex- presidente leu um livro na Feira Literária de São Bernardo, que termina neste domingo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, estiveram na Felit, 1ª Feira Literária de São Bernardo, na tarde desta sexta-feira (12/08), onde Lula participou de atividade de contação de história para as crianças. A feira está sendo realizada no Pavilhão Vera Cruz até este domingo (14/08). O prefeito Luiz Marinho acompanhou a visita, assim como o maestro Julio Medaglia e políticos da Região.

Lula chegou por volta das 15h30 e foi ovacionado pelo público. Cercado por crianças, deu autógrafos em livros e cadernos, depois seguiu para o recinto onde leria uma livro para as crianças. A obra escolhida pelo ex-presidente foi “Obax”, de André Neves.

“Quis escolher um livro bonito que só falasse de coisas boas, que nos trouxesse bem-estar, e acabei nesse aqui, que conta a história de uma menininha muito parecida com muitos de vocês”, disse Lula, referindo-se à personagem principal do livro, Obax.

"Quando o sol acorda nos céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas historias.”

Assim começava a história que o ex-presidente leu. Acostumado à oratória, prendeu a atenção dos pequenos com a trajetória da pequena Obax, uma menina solitária cuja diversão preferida é inventar histórias.

Cerrado - Lula comparou o local onde se desenvolve a história de Obax, uma savana, ao cerrado brasileiro. “Savana é como o nosso cerrado. Quando eu tinha a idade de vocês, ouvia que o cerrado não era um bom lugar, pois lá nasciam poucas árvores e as que nasciam eram tortas, depois aprendi o valor de uma terra como essa e seu povo”, disse.

O ex-presidente foi cercado por uma multidão que queria fotos ou, pelo menos, um abraço, e atendia a todos dizendo “Estou aqui pra isso mesmo”. Lula recebeu presentes e, quando falou com o público, enalteceu a iniciativa da Feira Literária. “São Bernardo está de parabéns em trazer um evento como esse pra cá”, disse, depois de ouvir de Luiz Marinho uma série de ações em educação que estão sendo feitas na cidade, como a criação de vagas em creches e a previsão de entrega de 15 mil netbooks para a rede municipal de ensino.

Haddad também contou histórias e bateu um papo com as crianças sobre a importância da leitura na educação. O ministro leu um livro chamado “A professora encantada”.

Protesto - Um grupo de estudantes do curso de História da Fundação Santo André aproveitou a presença do ex-presidente e do ministro da Educação para protestar por valorização ao trabalho do professor.

“O ministro Haddad ler um livro como esse para as crianças chega ser hipocrisia. Pois o profissional da educação é desvalorizado, muitas vezes tem que fazer jornada dupla de trabalho para se sustentar e não consegue se dedicar aos alunos como gostaria”, disse Gleice Barros, citando o plano nacional que prevê investimento de 7% do PIB nacional em educação como insuficiente. O grupo de estudantes entregou uma carta a Haddad pedindo apoio aos professores.

Nenhum comentário: