quinta-feira, 15 de julho de 2010

PTB se rebela contra tucanos; reunião garante casamento com PT em Sto. André

Por: Júlio Gardesani (julio@abcdmaior.com.br)

Aidan não participa de encontro; nova reunião entre o petebista e Dilma será agendada

A reunião entre dirigentes e candidatos do PTB e PT, realizada na Prefeitura de Santo André nesta terça-feira (14/07), marcou, definitivamente, o casamento entre as legendas na cidade para as eleições de 2010. Com os petebistas se rebelando contra a decisão estadual e nacional do partido de apoio a José Serra (PSDB), o secretário de Finanças e Gabinete andreense, Nilson Bonome, recebeu no gabinete do prefeito os candidatos ao Senado Marta Suplicy (PT) e Romeu Tuma (PTB), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), e seu vice, Frank Aguiar (PT). Do encontro, surgiu a possibilidade de uma nova reunião entre o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), e a candidata petista à presidência Dilma Rousseff – ainda sem data para ser realizada –, além do apoio da Administração petebista aos dois candidatos ao Senado: Marta e Tuma.

“Abrimos as portas, tanto para Marta como para o Tuma. Nossa Administração é democrática e vamos colaborar para o desenvolvimento do país”, garantiu Bonome. Como o prefeito Aidan não pode comparecer, pois realizou alguns exames médicos no horário da reunião, Bonome completou: “Sobre o apoio do prefeito à Dilma, vocês saberão em breve”.

Mesmo não podendo comparecer, Aidan telefonou para o celular de Bonome e conversou com Marta, Tuma, Frank e Marinho. (Confira foto acima)

Marinho afinou o discurso de aproximação. “Aqui, o Aidan busca o apoio explícito ao Tuma como voto um e o voto dois para Marta ao Senado”. E Bonome concordou: “É essa nossa intenção”.

A candidata ao Senado pelo PT agradeceu: “Como disse o Marinho, o voto no PTB é o primeiro. Se eu tiver o segundo, fico muito grata”. Neste ano, renovam-se dois terços do Senado e os eleitores poderão votar em dois candidatos.

Descrédito –
Tuma tratou de rebater e desmereceu as recentes declarações do presidente estadual do PTB, Campos Machado. “Nós não temos nenhuma obrigação de apoiar o PSDB em São Paulo, pois não estamos na legenda. Estamos sozinhos. Se o Aidan apoiar a Dilma, não podemos fazer nada. As palavras do Campos Machado são apenas a opinião dele. O senadores do PTB estão quase todos com a Dilma”, garantiu Tuma.

Frank endossou o posicionamento de Tuma. “Muitos não gostam da definição. Hoje, 80% do PTB apóia, declaradamente, a Dilma”.

Apoiadíssimo – Como antecipado pelo ABCD MAIOR, Bonome reafirmou durante a reunião seu apoio particular à Dilma. “Como já havia dito, eu, Nilson Bonome, particularmente e não como secretário, apoio a Dilma. É pessoal”, explicou o “homem-forte” de Aidan.

Um comentário:

Unknown disse...

Fico feliz em saber q o PTB está apoiando o PT, principalmente a candita ao senado Marta Suplicy. Aki em Guarulhos é 133, com ctz!