Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)
Problemas são desde falhas como falta de documentação até mais graves com base na Ficha Limpa
Sete candidatos a deputado estadual e federal da Região têm pedidos de impugnação registrados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O Tribunal não informa qual o motivo da representação e nem quem entrou com o pedido, que pode ser feito pelo Ministério Público Eleitoral, coligações, partidos e candidatos.
Dos sete pleiteantes, apenas um concorre a uma cadeira na Câmara dos Deputados, Donizeti Pereira (PV/ Santo André). Os demais buscam uma vaga na Assembleia Legislativa: Ivan Ribeiro (PMDB/ São Caetano), Cida Ferreira (PMDB/ Diadema), Vanessa Damo (PMDB/ Mauá), Wanessa Bonfim (PTB/ Mauá), Osvaldo Camargo (PTB/ São Bernardo), o Osvaldinho e Aparecido Inácio da Silva (PDT/São Caetano), o Cidão do Sindicato. Esse número de candidatos deve ser ainda maior, pois esses pedidos são decorrentes da primeira lista de publicação de candidaturas que contemplam apenas quatro partidos: PMDB, PV, PTB e PDT.
Os candidatos tiveram o pedido de impugnações por diversos motivos. Dentre eles, questionamentos por problemas formais, como falta de documentação ou foto de candidato, ou outros mais graves.
De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo, grande parte dos pedidos é por conta da lei Ficha Limpa ou falta de certidão criminal.
O único candidato a deputado federal com problemas, Donizeti Pereira (PV), acredita que o motivo da impugnação é a falta de certidões. “Só consegui esses documentos depois do prazo legal. Assim que formos notificados, iremos acrescentar as certidões e legalizar nossa situação”, garante o vereador e presidente municipal do PV de Santo André.
Os candidatos serão notificados pela Justiça Eleitoral e a partir disso terão o prazo de sete dias para contestar o pedido de impugnação. O relator terá de julgar e publicar a decisão até 5 de agosto.
Em virtude do alto número de candidaturas no Estado de São Paulo, o TRE-SP dividiu as publicações dos registros por partido e coligação.
O primeiro edital foi publicado no último dia 14, que resultou no pedido de impugnação de sete postulantes do ABCD, e a próxima publicação será realizada nesta terça-feira (20/07), que contemplará os partidos PCB, PTC, PC do B, PSOL, PTU, PSL e a coligação do PSDB, DEM e PPS.
Publicações - A Justiça Eleitoral prevê publicar ao todo quatro editais com as publicações, mas as datas das duas últimas ainda não foram divulgadas. A partir da publicação, os partidos, coligações, candidatos e Ministério Público Eleitoral têm cinco dias para manifestarem-se. (Colaborou Júlio Gardesani)
Veja os nomes da Região na lista do TRE-SP
Santo André - Donizeti Pereira (PV)
São Bernardo - Osvaldo Camargo
São Caetano - Ivan Liberato (PMDB), Aparecido Inácio da Silva, o Cidão (PDT)
Diadema - Cida Ferreira (PMDB)
Mauá - Vanessa Damo (PV), Wanessa Bonfim (PTB)
terça-feira, 20 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário