domingo, 21 de fevereiro de 2010

São Bernardo lança programa para formação de mulheres na construção civil

Vanessa Oliveira
da redação

As mulheres de São Bernardo do Campo têm mais um motivo para comemorar. O prefeito de São Bernardo do Campo lançará nesta segunda-feira (22/2), às 13h30, o programa Mulheres Construindo Autonomia em São Bernardo do Campo, no auditório da Cidade da Criança (Rua Tazman, 301, Jardim do Mar, portaria 4). O evento contará com a presença da ministra Nilcea Freire, da Secretaria Especial de Política para Mulheres da Presidência da República.

São Bernardo será a primeira cidade do Grande ABC a promover a iniciativa, que contará com R$ 276 mil em recursos federais. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), por intermédio da Gerência de Políticas para as Mulheres e Questão de Gênero, entra com a coordenação, e o espaço físico para a promoção do curso será de responsabilidade da Secretaria de Educação. A iniciativa integra as ações prioritárias do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, e está articulada com as iniciativas do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica.

O programa do Governo Federal visa a formação de 240 mulheres para atuar na construção civil no município, seja como empreendedora individual ou de forma coletiva. O convênio tem por finalidade capacitar e qualificar profissionalmente, na área de construção civil, mulheres em vulnerabilidade socioeconômica ou em situação de violência doméstica, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho ou possibilitando iniciativas de geração de renda.

Foram convidados para o evento organizações de mulheres e moradoras do município; sindicatos empresariais e de trabalhadores e empresários do ramo; gestores públicos; lideranças políticas; entidades de apoio ao cooperativismo e empreendedorismo, entre outros segmentos, que possam participar ou apoiar iniciativas para a autonomia das mulheres.

Além dos conteúdos técnicos, como assentamento de tijolos, blocos e reboco, assentamento de pisos e azulejos, pintura e texturização, as futuras pedreiras terão aulas sobre direitos humanos, cidadania, processos de trabalho, direitos e segurança no trabalho, meio ambiente, empreendedorismo e associativismo e ampliação da escolaridade, entre outros temas com foco na inclusão social e independência feminina.

Podem se inscrever no programa candidatas acima de 16 anos, com baixa renda, sem qualificação profissional, desempregadas, com renda familiar até dois salários mínimos e em situação de vulnerabilidade social. Posteriormente, a lista das mulheres selecionadas será publicada no dia 26 de março nos mesmos locais da entrega das fichas de inscrição. Durante as aulas, que terão 216 horas, as futuras pedreiras receberão vale-transporte e lanche. A entrega das fichas de inscrição, que começam a ser distribuídas após o lançamento do programa, pode ser efetuada até o dia 15 de março nos seguintes endereços:

Centro de Treinamento Profissional
Rua Barretos, 217 – Baeta Neves

UBS Jardim Silvina
Rua Marquês de Barbacena, 85 – Jardim Silvina

UBS Rudge Ramos
Rua Londrina, 345 – Rudge Ramos

UBS Alvarenga
Estrada dos Alvarengas, 1099

Serviço de Atenção à Mulher – SAM
Rua Anunciata Gobbi, 181 – Vila Euclides

CRAS Batistini
Estrada Galvão Bueno, 5142 – Batistini

CRAS Vila do Tanque
Rua Tiradentes, 1555

CRAS Riacho Grande
Rua Marcílio Conrado, 360

CRAS Alves Dias
Rua Lázaro Zamenhof, 100

Sedesc
Avenida Redenção, 271 – Centro

Nenhum comentário: