sábado, 6 de fevereiro de 2010

Do ABCD para o mundo: Ciç@, a conselheira

Por: Liora Mindrisz (liora@abcdmaior.com.br)


Ciç@ comemora criação de amigos virtuais e vrdadeiros. Foto: Amanda Perobelli

Ciça recebe diariamente e-mails pedindo ajudas e opiniões

Há seis anos, desde a criação do orkut (site de relacionamentos na internet), Maria Cecília Couto Cunha, conhecida na rede como Ciç@, coleciona milhares de contatos. Seus colegas virtuais vão desde pessoas politizadas, prontas para uma discussão, a viúvas e aposentados a procura de distração. Para viver esta experiência com os colegas internautas, após dedicar-se aos quatro filhos e nove netos, a petista n° 03 de Santo André reserva cerca de duas horas diárias.

Na rede, procura imagens engraçadas para entreter os colegas e também notícias do seu partido ou de sua cidade, São Bernardo, para oferecer informação. “Tudo começou quando entrei numa comunidade dedicada ao presidente Lula, com quase 96 mil pessoas. A partir dela, conheci brasileiros em todos os cantos, do Japão a Espanha”, contou a socióloga que sempre trabalhou como militante do PT.

De tão comunicativa, bom astral e dedicada, Ciça tornou-se conselheira de muitos destes colegas. Recebe diariamente e-mails pedindo ajudas e opiniões. Ciça sorri ao relembrar que, em uma comunidade da qual não faz mais parte, era conhecida por “mãe Ciç@”. “Larguei por falta de tempo”, lamentou.

Mas seu outro lado, o da Ciça petista, também atrai pessoas. Por orgulhosamente estampar fotos com o presidente em sua página virtual, conheceu Aldaisa, uma senhora aposentada de uma cidadezinha na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Em uma conversa, a amiga gaúcha questionou se Ciça conseguiria entregar uma carta de agradecimento a Lula.

Sem muita certeza de como fazer, mas com muita vontade, a são-bernardense recebeu a carta datada em 21 de janeiro, onde agradece ao presidente pela criação do Prouni. “Graças ao grande projeto criado em seu governo, este mês meu filho de 22 anos está concluindo o curso de Engenharia Civil”, conta Aldaisa. “Se não fosse o Prouni, ele não teria alcançado seu objetivo de ser um engenheiro”.
Ciça comemora a criação de amigos virtuais que são bem verdadeiros. “A internet é um meio de comunicação que, para quem sabe usar, pode ser muito interessante. Já fiz até campanha eleitoral e já manifestei meu luto com algo. E lá, todos os amigos participam da sua tristeza e da sua alegria”, completa.

do www.abcdmaior.com.br

Nenhum comentário: