domingo, 19 de fevereiro de 2012

São Bernardo do Campo atinge menor índice de mortalidade infantil de sua históriaSaúde
Publicação:14/2/2012
São Bernardo do Campo atinge menor índice de mortalidade infantil de sua história

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Wilson Magão

O índice de mortalidade infantil em São Bernardo do Campo teve queda de 25% em 2011 em comparação ao ano anterior, segundo dados do Ministério da Saúde. O anúncio foi feito, na tarde desta terça-feira (14/2), pelo prefeito durante a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Alves Dias/Assunção. O índice de 2011, de 10,1 mortes para cada mil crianças nascidas até um ano de idade, representa a menor marca da história da cidade.

Segundo o prefeito, no início da década de 1990, o índice de mortalidade infantil em São Bernardo do Campo era de 32 óbitos. Em 2000, a marca despencou para 16 e voltou a cair novamente, em 2007, para 12 casos de mortes para cada mil crianças nascidas. Em 2008 e 2009 os números chegaram a 12,2 e 12,68, respectivamente, e aumentaram para 13,3 no ano retrasado. Após várias ações da Prefeitura, o número despencou 25% e atingiu a marca de 10,1 óbitos. Em números totais, foram 148 mortes em 2010 e 108 no ano passado.

Segundo o prefeito, o bom resultado alcançado é decorrente de um trabalho em várias áreas e não apenas em saúde pública. "A mortalidade infantil é causada por muitos aspectos, como condições habitacionais e educacionais, entre outras áreas. Os investimentos que a Prefeitura têm feito e as melhorias em todas essas áreas vêm contribuindo para a queda na mortalidade infantil", afirmou o chefe do Executivo.

Para o secretário de Saúde da cidade, quatro itens contribuíram especialmente para a queda na mortalidade de crianças com até um ano de idade. "Pré-natal, assistência ao parto, articulação com a iniciativa privada e melhoria geral na cidade são os fatores fundamentais para diminuirmos esse índice. Estamos atacando com muita intensidade questões como a gravidez na adolescência e o consumo de drogas para diminuirmos ainda mais esse percentual", disse.

De acordo com o secretário, a meta da cidade no início do governo, em 2009, era a de chegar a menos de dez mortos para cada mil nascidos. "Com o índice de 10,1, estamos antecipando em quase um ano a nossa meta", afirma o secretário. Ele ainda acredita que a inauguração do Hospital de Clínicas, neste ano, possibilitará a realização de 100% dos partos na cidade.

Nenhum comentário: