quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Dilma se reunirá com Obama antes da posse

Nos próximos dias, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, se reúne com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A data do encontro, na Casa Branca, em Washington, ainda está sendo definida, mas será antes da posse de Dilma.

Em pauta:
- a guerra cambial;
- o estímulo ao uso de energia limpa;
- os projetos do pré-sal;
- ações de cooperação para os países pobres, em especial, o Haiti;
- mudanças climáticas e propostas para o desenvolvimento sustentável;
- perda de espaço de empresas estadunidenses no Brasil para os chineses, no caso dos investimentos no país, assim como para os canadenses, no que se refere às exportações brasileiras;

Não foi explicitado, mas da agenda acima fica implícito que as conversas passarão por eliminar barreiras estadunidenses aos biocombustíveis brasileiros, e também sobre a rodada de Doha.

A visita envolverá as assessorias de ambos os presidentes e conversas com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, e mais um grupo de autoridades do governo nas áreas de segurança nacional, energia e meio ambiente.

Assessores do presidente norte-americano confirmaram que ele deverá vir ao Brasil no primeiro semestre de 2011.

Curiosidade:

Com que cara ficarão aquele pessoal apedeuta desinformado pelos boatos falsos espalhados durante a campanha eleitoral pela turma do Serra, dizendo que Dilma não podia entrar nos EUA, quando a verem no jornal Nacional e na revista Veja, em Washington, ao lado de Obama?

Nenhum comentário: