quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CUT fará ato político em homenagem aos que lutaram contra ditadura
CUT vai organizar ato político em homenagem aos combatentes da ditadura no dia 13 de dezembro, aniversário do AI-5
do site da CUT

Decidido hoje durante a reunião da Executiva Nacional da CUT, que está acontecendo em São Paulo.

Foi sugestão do diretor executivo da Central, Adeilson Telles, companheiro e amigo.

Queremos reunir personagens da luta contra a ditadura militar e pela liberdade e justiça social num ato político para celebrar um capítulo importante das conquistas do povo brasileiro. O dia 13 é aniversário do odioso AI-5.

O ato deve acontecer no Rio ou em São Paulo – pensamos no TUCA (SP), na Fundição Progresso ou Teatro Casagrande (RJ). Como a idéia é nova, os contatos com essas casas apenas começaram.

O mais importante, porém, é que vamos reafirmar a beleza e a nobreza da luta de toda uma geração, que nos trouxe até o processo de mudanças que vivemos hoje. Assim, vamos nos contrapor ao discurso de direita que foi muito utilizado pela campanha de José Serra e que agora recrudesce em alguns setores da sociedade.

Parte desse discurso tenta transmitir às novas gerações que a luta contra a ditadura foi obra de “terroristas”, “ladrões” e outros adjetivos que tentam desqualificar a luta e apagar a História.

Discurso que ganhou hoje a manchete da Folha de S. Paulo, empresa que contribuiu com a ditadura militar (a qual chamou de ditabranda recentemente) e que agora quer explorar a prisão de Dilma durante aquele período através dos olhos – e das fichas – dos torturadores.

Nenhum comentário: