sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sensus, Ibope e Vox: Pode dar Dilma no 1º turno

Tijolaço - agosto 6th, 2010 às 18:06

Dilma está muito perto de derrotar Serra logo em 3 de outubro

Os institutos de Pesquisa Sensus, Ibope e Vox Populi concordam que Dilma Rousseff pode liquidar a fatura da eleição presidencial no primeiro turno. Perguntados diretamente sobre essa hipotese pelo colunista da Carta Capital, Mauricio Dias, os presidentes dos três institutos responderam afirmativamente, justificando suas respostas.

Ricardo Guedes, do Sensus, que divulgou a última pesquisa, com Dilma 10 pontos à frente de Serra, usou um número inqustionável para sustentar a possibilidade. Dilma tem 48,5% dos votos válidos, portanto está muito próxima dos 50% mais um dos votos necessários para ganhar no primeiro turno, e isso antes do início da propaganda eleitoral.

Montenegro, do Ibope, afirma que a eleição pode terminar no primeiro turno com vitória de Dilma, já que ela está com todos os indicadores em alta e crescendo no Sudeste, onde a eleição se decide. Montenegro destaca a redução da desvantagem de Dilma para Serra em São Paulo, de 25 pontos para 11 pontos. O presidente do Ibope só não cravou a vitória de Dilma porque considera que os programas eleitorais e os debates podem causar alguma mudança no cenário.

João Francisco Meira, do Vox Populi, cuja última pesquisa deu oito pontos de dianteira para Dilma, enumerou cinco fatores que favorecem a vitória da candidata petista: a satisfação da sociedade com a situação econômica; a satisfação com o governo; a admiração pelo presidente da República; a identidade partidária; e o tempo de antena, ou seja, a influência do rádio e da televisão na campanha eleitoral.

E agora Datafolha?

Nenhum comentário: