terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura inicia ação conjunta para vistorias em casas noturnas de São Bernardo
Publicação:26/2/2013
Prefeitura inicia ação conjunta para vistorias em casas noturnas de São Bernardo

Vinícius Dominichelli
da redação
Foto: Valmir Franzoi
 
A Prefeitura iniciou, na manhã desta terça-feira (26), uma série de vistorias em casas noturnas de São Bernardo do Campo. A operação, que visitou quatro locais, contou também com o apoio das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano.

O prefeito disse, no último dia 20, que oito casas de São Bernardo receberiam atenção especial por conta de suas características físicas. Os primeiros lugares vistoriados foram Clube dos Bancários, Clube da Ford, Herculano´s Contry Bar e Eko Lounge.

Os proprietários foram informados um dia antes da realização das vistorias para que estivessem com os locais abertos e a documentação reunida. Os outros estabelecimentos serão vistoriados na próxima quinta-feira (28/2).

O primeiro espaço visitado foi o salão de festas do Clube dos Bancários, no Riacho Grande. O estabelecimento estava com o alvará de funcionamento vencido desde 2009, mas o proprietário já havia solicitado o documento à Secretaria de Planejamento Urbano.

Com capacidade para comportar 600 pessoas, deverá apresentar à Prefeitura o laudo técnico de segurança, o laudo do Corpo de Bombeiros, a adequação à lei de acessibilidade e também documento que atesta ausência de poluição sonora excessiva em até 15 dias.

Os bombeiros ainda solicitaram algumas adequações de segurança, como o aumento do parapeito para no mínimo 1,05 metros, implantação de sinalização de emergência, troca de mangueira de hidrante, manutenção do alarme e da luz emergencial, fechamento lateral do espaço para gás e treinamento de funcionários. A Vigilância Sanitária encontrou problemas de fiação exposta, ausência de tela nas janelas da cozinha e falta de manuseamento adequado dos alimentos.

O Clube da Ford, no Alvarenga, foi o segundo local a ser vistoriado. O alvará está regularizado até maio de 2013. Porém, segundo os responsáveis, o espaço foi leiloado para uma empresa particular e não receberá mais eventos. Técnicos da Prefeitura continuarão a realizar vistorias constantes para constatar se realmente não há mais atividades no local.

O seguinte foi o Herculano´s Country Bar, no Jardim do Mar. O processo de regularização do alvará está em andamento desde 8 de novembro de 2012 e o local tem capacidade para comportar 380 pessoas. Apesar de a casa atender todas as exigências de segurança e higiene, o Corpo de Bombeiros pediu alteração em seu auto de vistoria para funcionamento do local como casa noturna. Atualmente possui para funcionar como bar e restaurante.

O Eko Lounge, também no Jardim do Mar, foi o último vistoriado nesta terça-feira (26). Também sem irregularidades, o local precisará apenas corrigir o projeto para ampliar sua capacidade de lotação. A Vigilância Sanitária não encontrou irregularidades.

Próximas vistorias – As visitas às outras quatro casas noturnas prosseguem na quinta-feira (28). As equipes sairão às 9h da Secretaria de Segurança Urbana (Rua Redenção, 100, Centro).

"Antes de qualquer tipo de multa ou fechamento, nosso objetivo será o de fiscalizar e educar. As casas poderão funcionar normalmente, desde que estejam dentro dos parâmetros de saúde e segurança", afirma a diretora da Secretaria de Planejamento Urbano.

Nenhum comentário: