terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeitura cria serviços e reforça atendimento socialCidadania
Publicação:9/1/2013
Prefeitura cria serviços e reforça atendimento social

Vanessa Oliveira
da redação
Foto: Wilson Magão
 
Entre as diversas ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de São Bernardo do Campo em 2012, os destaques foram a conclusão do Centro de Referência Especializado da População em situação de rua (Centro POP), a contratação do serviço de abordagem social de rua, ampliado de três para 16 profissionais, a reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Riacho Grande e a entrega da nova sede da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher.

Instalada em uma sede no Jardim do Mar, com amplo espaço, mais estrutura e melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência, a nova delegacia é fruto de um convênio com o governo do Estado, por meio do qual a Prefeitura custeou a reforma e adequação do imóvel e vai arcar com o pagamento mensal do aluguel do imóvel.

A mudança faz parte das políticas de combate à violência contra a mulher. O atual endereço tem 14 salas, banheiro adaptado, rampa, cela de detenção provisória e uma área reservada para o atendimento individualizado de mulheres que sofreram algum tipo de agressão.

Centro POP – Implantado em maio deste ano, o Centro POP, que funciona nas instalações da Sedesc (Av. Redenção, 271, Centro), já registrou mais de 700 atendimentos, principalmente durante o inverno, entre maio e junho. Depois de serem abordados na rua e orientados a se dirigir à unidade, os moradores de rua podem ser encaminhados a diversos serviços da Prefeitura, como atendimento médico, psicológico e de documentação, entre outros. 

Esse trabalho social visa resgatar a autoestima e os vínculos familiares e de convivência, buscando a reinserção na sociedade. No local, os moradores de rua também podem utilizar a área de convivência e fazer a higiene pessoal.

Cras Riacho – Outra importante medida foi a entrega da nova sede do Cras do Riacho Grande. O espaço foi ampliado de 125 m² para 500 m² e, com isso, passará a oferecer melhor atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, mais de quatro mil famílias estão cadastradas. O Cras dá acesso ao Suas (Sistema Único de Assistência Social) e é o responsável pela organização e oferta de serviços de proteção básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania também aponta outros avanços no setor. "Podemos destacar ainda o novo processo de estabelecimento de convênios com as organizações sociais para a realização dos serviços socioassistenciais, garantindo maior qualidade, transparência e monitoramento, bem como o melhor uso dos recursos públicos em consonância com a Tipificação Nacional da Assistência Social. Outra medida importante foi a ampliação da articulação e construção da rede socioassistencial e da intersetorialidade das políticas públicas", comenta.

2013 – As ações não param por aí. Para 2013, estão previstas inúmeras realizações, entre as quais a entrega da sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Cras Bom Jesus (Batistini), a qualificação do Cadastro Único, o banco de dados da Assistência Social e a reforma do Centro de Referência do Idoso (CRI), entre diversas outras iniciativas.

Nenhum comentário: