terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

São Bernardo realiza mais um ciclo do Orçamento Participativo em 2012Gestão
Publicação:14/1/2013
São Bernardo realiza mais um ciclo do Orçamento Participativo em 2012

Cosmo Silva
da redação
Foto: Raquel Toth
 
Com a função de dar suporte para ações ligadas ao planejamento estratégico e orçamentário de todo o governo, a Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo (SOPP) tem a responsabilidade de fazer a discussão pública do ciclo orçamentário, monitorar e acompanhar os projetos prioritários da Prefeitura de São Bernardo do Campo. A secretaria cumpriu todas as metas estabelecidas para 2012, entre as quais estão a realização de 27 plenárias preparatórias e 20 deliberativas do Orçamento Participativo (OP), com a participação de aproximadamente 16 mil pessoas, e a promoção de reuniões para apresentar a conselheiros, representantes regionais e lideranças das 20 regiões do OP o que foi incorporado à peça orçamentária 2013/2014.

Das demandas apresentadas, 56 foram incorporadas ao Orçamento 2013/14, entre as quais revitalizações de praças, reformas e construções de novas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), obras de drenagem e combate às enchentes, canalização de córregos, recapeamento de ruas e avenidas, construção de Centro Educacional Unificado (CEU), obras de urbanização e projetos executivos, ampliação do Centro de Zoonoses com centro cirúrgico, implantação de ciclovias e ciclofaixas, reformas e modernização de bibliotecas, projeto de mobilidade urbana para região do Riacho Grande, entre outras.

O processo de participação no orçamento da cidade foi implementado pela primeira vez São Bernardo do Campo em 2009, com a realização do PPA Participativo e depois com plenárias do Orçamento Participativo (bianuais), além de reuniões de prestação de contas. Nestes encontros, segmentados com a sociedade civil foram realizadas plenárias com sociedades amigos de bairro, religiosos, partidos políticos, empresários, terceiro setor, universidades e acadêmicos e sindicatos.

"Mobilizamos a comunidade para diversas atividades do governo, entre apresentação de projetos e reuniões para esclarecimento de dúvidas. Para nós, estas ações são prioritárias, pois fazem parte de uma nova forma de fazer gestão pública", afirma a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo.

História – Lançado no início de dezembro de 2012, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (Cenforpe), o livro São Bernardo do Campo, 200 anos depois. A história da Cidade contada pelos seus Protagonistas, retrata, em 320 páginas, a história do município contada por seus moradores, alguns dos personagens que contribuíram para a construção de São Bernardo ao longo dos anos.

A obra faz parte do projeto Resgate da Memória Histórica de São Bernardo do Campo, em que, por meio de discussões, debates e estudos, se busca preservar e construir a história do município.

Para a secretária, resgatar o passado é uma etapa essencial para compreender o presente e, a partir de uma visão compartilhada de futuro, projetar o caminho que deverá ser percorrido solidário e participativo pela comunidade.

No lançamento da publicação, a secretária lembrou que uma contribuição essencial para a produção do livro foi a realização na cidade das plenárias do Orçamento Participativo, quando foi possível resgatar fragmentos da história de todas as regiões do município.

Nenhum comentário: