terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

São Bernardo recepciona novos secretários de saúde da Região MetropolitanaArticulação
Publicação:22/1/2013
São Bernardo recepciona novos secretários de saúde da Região Metropolitana

Vanessa Oliveira
da redação
Foto: Nilson Sandre
 
São Bernardo do Campo recebeu nesta terça-feira (22), no Paço Municipal, o primeiro encontro para recepcionar os novos secretários de Saúde dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana, empossados no início deste ano, após o pleito eleitoral. 

A reunião foi comandada pelo secretário de Saúde de São Bernardo, que também preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). Ao todo, serão promovidos nove encontros em diferentes regiões do Estado até 7 de fevereiro. Nestas assembleias, estão sendo tratados temas como a agenda do Sistema Único de Saúde (SUS) para 2013, os principais desafios e a apresentação da entidade, bem como suas atribuições, objetivos e funcionamento.

"A finalidade desses encontros é fazer a integração e o acolhimento dos novos gestores de saúde, além de iniciar a construção de uma agenda de trabalho integrada, já que nossos problemas e a busca de soluções só podem funcionar se tivermos capacidade de atuar conjuntamente", explica o secretário de Saúde de São Bernardo.

O Cosems é a instituição que representa os interesses referentes à política de saúde dos 645 municípios paulistas e representa e defende os interesses das cidades nas pactuações interfederativas do SUS. O órgão se tornou um importante ator no qual ocorrem disputas de projetos no processo de construção do SUS no Estado de São Paulo e também no Brasil. 

De acordo com o secretário de Saúde de São Bernardo, alguns dos principais enfrentamentos que os secretários municipais terão de enfrentar são a luta por mais recursos financeiros do Estado e do governo federal para o custeio das políticas públicas de saúde e a implantação das Redes de Atenção à Saúde definidas como prioridade (Cegonha, de atenção à saúde da gestante e do bebê, urgência e emergência, atenção psicossocial e atenção à saúde da pessoa com deficiência), entre outros.

Para o secretário municipal de Saúde de São Paulo, José de Filippi Junior, é fundamental a participação efetiva de São Paulo nas discussões da entidade. "Temos de levar em conta a inserção metropolitana e a melhoria dos fluxos de atendimento aos usuários da rede de saúde. São Paulo é importante do ponto de vista de serviços ofertados", citou. 

Em março, São Bernardo também sediará o 27º Congresso do Cosems/SP, com o temaDesafios da gestão municipal do SUS na articulação com Estado e União. O encontro será realizado de 5 a 8 de março no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Mais informações e inscrições estão disponíveis no site da entidade (www.cosemssp.org.br).

Nenhum comentário: