terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

SBC inicia Operação Guarda-Chuva para evitar tragédia com as chuvasPrevenção
Publicação:3/12/2012
SBC inicia Operação Guarda-Chuva para evitar tragédia com as chuvas

Thiago Alfredo Krauss
da redação
Foto: Wilson Magão
 
A edição 2012/2013 da Operação Guarda-Chuva (OGC), ação da Prefeitura que tem como objetivo minimizar os problemas causados às comunidades pelas fortes chuvas de verão, foi iniciada oficialmente na segunda-feira (3) pelo prefeito de São Bernardo, em evento realizado na Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv).

A operação compreende um conjunto de medidas preventivas e emergenciais em toda a cidade, como a eliminação de situações consideradas de risco muito alto – deslizamentos de barracos em áreas habitadas – e a divulgação de informações para a população.

"Se olharmos para os dados de 2010 para 2011 e do ano passado para este houve uma queda na ocorrência dos índices e isso se deve às ações preventivas que tomamos durante estes anos. Além disso, uma diretriz minha foi de que se tivermos algum imóvel que venha a evoluir para risco quatro (muito alto) este deve ser desocupado. Isso é uma prevenção para preservar vidas", ressaltou o prefeito.

O chefe do Executivo destacou todos os investimentos feitos ao longo destes quase quatro anos de governo nas áreas de habitação. Como exemplo, citou a entrega de moradias, a construção de muros de arrimo, obras de drenagem em execução ou em processo de licitação, entre outras medidas que ultrapassam o montante de R$ 1 bilhão.

Na ocasião, o prefeito fez um pedido para que a construção do Piscinão do Jaboticabal saia do papel. "Faço um apelo ao governo do Estado. São Caetano e São Bernardo dependem deste piscinão para evitar enchentes do Ribeirão dos Couros no km 13 da Anchieta. É preciso que de fato o Estado e a Prefeitura de São Paulo corram para resolver isso. Há mais de dez anos falamos sobre este piscinão, mas não vemos uma ação concreta neste sentido", alertou. Segundo ele, assim que Fernando Haddad assumir a Prefeitura de São Paulo os dois vão tentar resolver o problema do Piscinão Jaboticabal.

Operação – A OGC é realizada entre os dias 1º de dezembro e 15 de abril de cada ano e é considerada uma das ações mais importantes da Prefeitura na prevenção de acidentes, uma vez que, desde que foi implementada, em 2010, evitou que o município registrasse a ocorrência de mortes durante o período de verão.

Essa iniciativa foi reconhecida em 2012 pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das melhores práticas do País na prevenção de acidentes decorrentes das chuvas fortes e outros desastres naturais.

A exemplo do que ocorreu no ano passado, duas importantes ações serão colocadas em prática novamente nesta temporada. A Operação Informar Pra Prevenir que vai mostrar, por meio de material impresso, as 59 áreas em situação de risco e vai realizar nas 38 áreas prioritárias reuniões de reforço de informação com a população local. A outra ação é a Operação Alerta Sai de Casa, para os casos de remoção e acomodação de desabrigados, em que uma Rede de Refúgios e de Voluntários da Defesa Civil auxilia as famílias que moram em locais de risco.

Também faz parte da operação a ação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), formados por pessoas que moram nas áreas de risco da cidade e que foram capacitadas para que possam atuar em conjunto com a Prefeitura na identificação de sinais de perigo. São 11 Nudecs instalados em São Bernardo, que contam com cerca de 140 voluntários.

Visando o início da OGC, a Prefeitura realizou uma série de medidas preventivas ao longo do ano. Entre elas estão a ampliação da varrição de 12 mil para 15 mil quilômetros/mês, coleta mensal de 7,2 mil toneladas de entulho, limpeza de cerca de 70 mil unidades de bocas de lobo, remoção de aproximadamente 5.600 m³ (total no ano) de resíduos durante limpeza de córregos, monitoramento permanente e contínuo das áreas mais críticas da cidade.

Também foram limpas as Estações Elevatórias – equipamentos responsáveis pelo bombeamento de águas pluviais – instaladas na Vila Vivaldi, na Rua Nelson Patrizzi e na Vila Helena. A unidade do Rio Claro teve a capacidade ampliada em função das obras de rebaixamento da Avenida Lions e será testada pela primeira vez nesta operação.

Além disso, os dez piscinões da cidade, operados e mantidos pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do governo do Estado, também foram limpos e estão em plenas condições operacionais para receberem as chuvas que costumam cair na região durante o verão.

Reuniões comunitárias e capacitação – Com o objetivo de preparar melhor as famílias para as medidas de proteção durante o período chuvoso, a Defesa Civil realizará 13 reuniões comunitárias em diversas regiões da cidade. Em cada um destes encontros, os agentes darão diversas orientações aos moradores, dentre elas: como identificar os sinais de perigo e de que forma proceder nestas situações, quais são e onde estão localizados os 22 refúgios que estarão disponíveis em pontos estratégicos do município, caso sejam necessários, além da distribuição de material gráfico composto por calendário temático e informativo da OGC.

Os agentes de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, também estarão presentes ao lançamento da operação e ficarão responsáveis por orientar os munícipes quanto aos cuidados sanitários em casos de enchentes ou alagamentos.

Na semana passada, os Agentes de Saúde, os grupos operacionais da Operação Guarda-Chuva e os voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) também foram capacitados por meio de vídeo do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e pelos agentes de Defesa Civil de São Bernardo.

Outra orientação dada pelos agentes foi o acesso ao blog da Defesa Civil (http://dcsbcsp.blogspot.com.br/). Por meio dele, a população pode obter diversas informações, como a localização dos 22 refúgios instalados na cidade, dados de pluviometria (medição das águas das chuvas), previsão do tempo para os próximos dias, quando e como chamar a Defesa Civil, entre outras.

Suporte – Como tem ocorrido nas edições anteriores da OGC, caso seja necessário, a Administração também terá à disposição um estoque estratégico com cerca de 2,2 mil colchões, 2,7 mil cobertores e 375 cartões alimentação no valor de R$ 40 cada para serem destinados a famílias que tenham que deixar seus imóveis.

Nenhum comentário: