terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Prefeito assume por consenso presidência do Consórcio IntermunicipalArticulação
Publicação:14/1/2013
Prefeito assume por consenso presidência do Consórcio Intermunicipal

Vanessa Oliveira
da redação
Foto: Valmir Franzoi
 
O prefeito de São Bernardo do Campo foi eleito por consenso o novo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O prefeito de Diadema, Lauro Michels, assumiu como vice. A indicação do chefe do Executivo, único prefeito do colegiado a se reeleger à frente da Administração Municipal, foi na segunda-feira (14), durante a primeira assembleia ordinária de 2013, na sede do Consórcio, em Santo André. 

A reunião foi presidida pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e contou com as presenças dos sete chefes do Executivo da região. Maranhão assumiu a entidade em 2 de janeiro, substituindo o ex-presidente Adler Teixeira (Kiko), do mesmo município, conforme estabelecido pelo estatuto do Consórcio.

"O órgão tem um importante trabalho prestado na região, mas temos um sentimento de que é necessário fazer mais. A expectativa é que a entidade, inclusive, passe a contratar mais projetos regionais. Já temos algumas prioridades a serem discutidas, mas serão apresentadas na próxima reunião, em 4 de fevereiro", afirmou o novo presidente, que também pretende buscar maior envolvimento do governo do Estado com a entidade. 

Plano regional – Entre as pautas prioritárias, o presidente do Consórcio elencou o Plano Integrado de Transporte Urbano, que discute a mobilidade regional, integração tarifária (metrô, trem e ônibus) e obras de drenagem para o combate às enchentes, como a construção do Piscinão Jabotical, na divisa com a capital paulista, que depende da doação de um terreno pela capital ao governo estadual. As áreas de saúde e segurança também serão reforçadas. 

Durante visita à Universidade Federal do ABC (UFABC) na semana passada, o prefeito de São Bernardo solicitou que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, localizasse o processo de cessão da área para a obra do reservatório Jaboticabal, parado desde 2008.

"Com este piscinão, devemos solucionar o problema da inundação do km 10 da Rodovia Anchieta, no córrego Ribeirão dos Couros, e que afeta não apenas São Bernardo, mas São Paulo e São Caetano", comentou.

Nesta primeira reunião mensal, os prefeitos recém-empossados receberam informações a respeito da estrutura e funcionamento do Consórcio. Participaram do encontro os novos prefeitos Carlos Grana (Santo André), Paulo Pinheiro (São Caetano do Sul), Lauro Michels (Diadema), Donisete Braga (Mauá), Saulo Benevides (Ribeirão Pires) e Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra).

Nenhum comentário: