domingo, 16 de maio de 2010
OP São Bernardo: Urbanização, saúde e lazer são demandas eleitas em plenária no Riacho Grande
Orçamento Participativo - Publicação:15/5/2010
Marcelo Dorador - da redação
A última plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo foi realizada neste sábado (15/5) no Ginásio Riacho Grande – João Soares Brasa, e reuniu cerca de 600 moradores, sendo que destes, 340 foram credenciados e puderam participar da votação.
Na oportunidade, três propostas para a região foram escolhidas para serem levadas ao Conselho Municipal do Orçamento, são elas: obras de urbanização do Jardim Capelinha e Cocaia, condicionada à captação de recursos externos e licenciamento ambiental; projeto executivo de urbanização do Areião, Sabesp e Vila dos Estudantes, incluindo unidade de Saúde; e reforma do campo do Riacho Grande, incluindo iluminação e grama sintética.
Mais uma vez o prefeito lembrou aos participantes que a Administração valoriza as demandas da população, que contribuem na construção de uma cidade melhor para todos. "É uma vontade nossa abrir esse diálogo com todos os moradores de nossa cidade. Ao mesmo tempo em que ajudam o governo a fazer cada vez melhor o seu papel, é importante que cuidem bem de nossa cidade".
Para que a população participe das discussões do OP, a cidade foi organizada em 20 regiões. A metodologia do processo consiste na eleição de três demandas onde acontecem as plenárias e uma para todo o município. Além disso, durante os encontros foram eleitos os conselheiros e representantes de cada região para o acompanhamento e fiscalização do OP. Os conselheiros têm como responsabilidade definir quais os projetos que entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, a função de compor as comissões regionais de acompanhamento da fiscalização das obras e serviços.
Para o morador Francisco de Oliveira, a presença do prefeito na região é muito importante, pois fortalece o apoio e participação da população. "Os moradores do Riacho Grande acreditam muito no trabalho e na dedicação do prefeito por essa região. A plenária foi muito importante, já que pudemos expor nossas demandas, e prontamente obter as respostas".
Eleita com 136 votos, Ivone de Souza, é a representante na região. Ela acredita que o Orçamento Participativo é importante por ser um dos principais canais para a população escolher as prioridades, além de criar uma aproximação com a administração. "Aqui é uma região onde existem muitos locais carentes, e a presença do prefeito é o melhor meio para ajudar esclarecer a população e sanar seus temores. Como conselheira vou fazer um forte trabalho para que todas as demandas sejam aprovadas e sejam contempladas no orçamento."
Portal PMSBC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário