terça-feira, 4 de maio de 2010

Marinho rechaça boatos e reitera promessas na educação

03/05/2010
Leandro Amaral

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aproveitou a plenária do Orçamento Participativo (OP) desta segunda-feira (03/05), na região da Vila Mussolini, para rechaçar os boatos de que a prefeitura irá encerrar os convênios com creches e unidades credenciadas.

“Tem um vereador e um deputado que vivem mentindo ao falarem que eu vou fechar as creches credenciadas. Eu reafirmo que nós vamos manter e vamos criar, em quatro anos, 14 mil vagas para crianças de 0 a 10 anos”, disse o chefe do Executivo na Emeb Neusa Basseto, sem citar os nomes, mas dando a entender que os opositores sejam os tucanos Admir Ferro e Orlando Morando, respectivamente.

A referência foi feita após algumas pessoas manifestarem preocupação em relação ao atendimento de pessoas deficientes, principalmente surdas. Para reafirmar os compromissos do Executivo com o processo pedagógico, o prefeito pediu para que a secretária de Educação, Cleuza Repulho, citasse as ações previstas.

Primeiro, a titular da pasta garantiu que a inclusão das crianças deficientes em salas regulares será opcional. “Vamos respeitar as diferenças. A gente entende essa necessidade”.

Cleuza Repulho antecipou que, em breve, será realizado concurso público para intérpretes. Esses profissionais serão disponibilizados em todas as salas de aula que houver inclusão.

Além disso, a secretária destacou que, a partir de junho, a prefeitura proporcionará curso de Libras para toda a comunidade interessada. Ela garantiu também que todas as escolas passarão por intervenções para garantir a acessibilidade. “Primeiro sofrerão mudanças as escolas que são Zona Eleitoral”, revelou Cleuza Repulho.

Prioridades
Na plenária desta segunda estiveram presentes 350 moradores. Desses, 105 tiveram direito ao voto. Dentre as demandas expostas, duas foram eleitas como prioridades: a requalificação das calçadas do Rudge Ramos e adjacências; e a drenagem da região da Vila Vivaldi e Jardim Orlandina condicionada à captação de recursos externos.

Nesta terça-feira (04/05), a plenária do OP será na Emeb Aldino Pinotti, no Jardim Farina (Rua dos Vianas, 2399), a partir das 19h.
Reporter Diário

Nenhum comentário: