terça-feira, 4 de maio de 2010
"Jornal Nacional" perde mais ibope em 2010
O ibope do "Jornal Nacional", um dos principais produtos da TV Globo, continua em queda no ibope em números da TV aberta. O telejornal, que começou a década com 38 pontos de média, termina abril em 29 pontos --uma queda de 24%. No ano passado a média foi de 31 pontos. O "JN" tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.
Se por um lado a queda é mensurada em pontos de audiência, por outro é preciso levar em conta que a própria metodologia da pesquisa do Ibope mudou expressivamente desde 2000. Em 2001, por exemplo, cada ponto de ibope equivalia a cerca de 40 mil domicílios sintonizados, enquanto hoje cada ponto vale por 55 mil.
Com essa perspectiva, os 39,2 pontos obtidos em 2000 (1,56 milhão de casas na Grande SP) não diferem muito dos 28,8 pontos de 2010 (1,58 milhão de casas sintonizadas). A população brasileira cresceu 8,4% entre 2000 e 2007, segundo dados recentes do IBGE. Depois, em 2005, o Ibope passou a incluir a utilização da TV também para uso de videogames, DVD e internet. Também deve-se lembrar que há um aumento sensível no número de pessoas que assistem ao "JN" (e à Globo) pela internet.
"Viver a Vida" tem o pior ibope entre novelas das 21h A continuar na mesma toada em suas últimas duas semanas, a novela "Viver a Vida", de Manoel Carlos, ficará com o título de pior ibope da história da Globo. A novela vem registrando 38 pontos de média, abaixo ainda de "A Favorita", que foi 39,6 pontos, informou ontem a coluna "Radar", de Lauro Jardim.
A emissora procura identificar causas para o insucesso da novela. Entre outras hipóteses está o desgosto do público com a personagem principal, Taís Araújo, que não convenceu como a Helena de Maneco, como é conhecido o novelista obcecado por helenas etc.Uol
Amigos da Dilma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Uma pena a queda de audiência do JN (Jornal Nacional), pois gosto muito dos apresentadores, pior é assistir as tendências "EVANGÉLICAS" do JORNAL DA RECORD, que se dedica todas as noites a falar além das notícias, sempre dando alfinetadas no catolicismo, deixando bem claro o seu posicionamento. Um jornal que tinha tudo para ser imparcial e de excelência, mas segue a linha da Universal, que está também de vez em quando envolvida em escândalos, e quem tem telhado de vidro não joga pedra no vizinho.
Imparcialidade mesmo pode se ver no Jornal do SBT, que é excelente, comandado por Carlos Nascimento. Quanto as novelas, a record tem "Bela" que é melhor que Viver a Vida, essa nova Helena de Manoel Carlos não se destacou, dando o papel principal para Luciana, não sei se pelo fraco desempenho da intérprete de Helena ou pela comoção da deficiência de Luciana. Mas, Manoel Carlos ainda é o melhor autor de novelas dos últimos tempos.
Postar um comentário