sábado, 26 de maio de 2012


Nova Lions é inaugurada e será liberada aos motoristas neste domingo (20) Viário
Publicação:19/5/2012
Nova Lions foi inaugurada e liberada aos motoristas domingo (20)

Ana Carolina Martins
da redação
Foto: Wilson Magão
 
A partir de amanhã (20), os motoristas poderão trafegar pela nova Lions, no Rudge Ramos. O trecho rebaixado da avenida foi inaugurado neste sábado (19) pelo prefeito de São Bernardo do Campo, com diversas atividades culturais, educativas e um desfile de carros antigos. A Lions passa a ter três faixas de circulação nos dois sentidos de pista expressa e outras duas em cada sentido nas vias marginais. A intervenção, uma das obras viárias mais importantes do município, irá melhorar o fluxo de veículos em São Bernardo, facilitará o acesso da região do ABC à cidade de São Paulo e o transporte de cargas entre os municípios vizinhos. 

O chefe do Executivo afirmou que a obra viária da Lions faz parte de um processo integrado de desenvolvimento da cidade e região, uma vez que irá ajudar os motoristas que queiram acessar Diadema, Santo André, Mauá, Via Anchieta, Rodovia dos Imigrantes, bem como a Zona Leste de São Paulo. "É uma intervenção que irá facilitar a vida de muita gente, já que foram eliminados todos os semáforos da Via Anchieta até a Fundação Santo André", disse. 

O prefeito ainda afirmou que para resolver os problemas de gargalos no trânsito na cidade, outras intervenções serão realizadas, como a implantação do monotrilho, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí do Metrô, em São Paulo. O chefe do Executivo foi o primeiro a defender a necessidade dessa obra, cujo projeto funcional foi elaborado pela Prefeitura ao custo de R$ 1,3 milhão. Haverá ainda os 11 corredores de ônibus, sendo que o Leste/Oeste, que liga a Praça dos Bombeiros à Imigrantes, já possui verba de R$ 247 milhões garantida pelo Governo Federal. 

O secretário de Transportes e Vias Públicas destacou que as intervenções na Lions irão beneficiar principalmente a população local, que não sofrerá mais com o trânsito de passagem. Ele afirmou, porém, que a melhoria deverá resultar no aumento do volume diário na avenida, passando de 40 mil veículos para em torno de 70 mil.

A moradora do Rudge Ramos, Cibele Rodrigues da Silva, 33 anos, acredita que com a conclusão da obra, o tempo que leva do serviço para a sua residência irá diminuir pela metade. "Vai melhorar o trânsito para quem mora no entorno e para quem vai a outras regiões. Agora, sem os transtornos da obra, chegarei mais cedo em casa", comemorou.

Obra - O trecho rebaixado, com cerca de 7,5 metros de profundidade e 730 metros de extensão, vai possibilitar a separação do tráfego de passagem do fluxo local, pois a obra eliminou os cruzamentos em nível com as avenidas Senador Vergueiro e Vivaldi, e com a Rua Brasil. Com isso, o motorista deve diminuir sensivelmente o tempo de espera nos semáforos nessas vias.

O projeto que define os nomes dos viadutos será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação dos vereadores. A denominação será Ademir de Melo para o da Vivaldi; Osmar dos Santos Pereira, para o da Vergueiro; e Profª Silvia Aparecida Borges Spinosa, para o da Rua Brasil. 

A via expressa, rebaixada, terá velocidade máxima de 70 km/h. No sentido Diadema, será utilizada pelos motoristas para acesso à Via Anchieta, Bairro Paulicéia e Corredor ABD. No sentido Santo André, fará a ligação com a Avenida Prestes Maia em direção à Avenida do Estado e Avenida Aricanduva, sentido Rodovia Presidente Dutra.

As vias marginais, com velocidade máxima de 50 km/h, serão destinadas ao trânsito local, facilitando o acesso à região central de São Bernardo, Rudge Ramos e adjacências.

A Prefeitura construiu uma rede de drenagem nas pistas centrais para evitar inundações no local. A nova rede de drenagem tem uma declividade suficiente para que as águas provenientes das chuvas no trecho rebaixado possam seguir o curso por ação da gravidade, desaguando no reservatório existente sob o Viaduto Rotary.

Inauguração – Carros antigos foram os primeiros veículos a trafegar pela nova Avenida Lions, no Rudge Ramos. O desfile, com dez veículos, teve início logo após a cerimônia de inauguração, no sentido Santo André.

A população pôde participar de atividades de educação no trânsito, como um circuito de bicicletas e performance teatral de orientação sobre o programa Travessia Segura, que tem como objetivo conscientizar o pedestre para que utilize a faixa de travessia. 

Em uma tenda do Cartão Legal – Bilhete Único do município – foram distribuídos panfletos e fornecidas orientações ao público sobre a obtenção do cartão, que permite a integração tarifária e o uso de créditos eletrônicos em vez de dinheiro.

A dupla sertaneja Lincon e Luan, bem o Forró Força Mágica, do ex-encarregado da obra, Luiz, participaram da comemoração.

Nenhum comentário: