quarta-feira, 2 de maio de 2012


Prefeito destaca importância da igreja em missa do Dia do Trabalhador1º de Maio
Publicação:1/5/2012
Prefeito destaca importância da igreja em missa do Dia do Trabalhador

Soraya Paladini
da redação
Foto: Valmir Franzoi
 
O prefeito de São Bernardo do Campo participou na manhã desta terça-feira (1/5), da tradicional missa do Dia do Trabalhador, na Igreja Matriz, onde falou da importância da igreja nas lutas operárias e nas manifestações da classe trabalhadora pela conquista da democracia no País. Celebrada pelo cardeal Dom Claudio Hummes, que foi bispo da Diocese de 1975 a 1996, o ato religioso teve como tema Viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

Coordenada pela Pastoral Operária, a missa destacou fatos memoráveis que aconteceram na década de 1980, quando a classe trabalhadora demonstrou sua consciência e força, realizando manifestações contra a ditadura militar e por melhores condições de trabalho. Na época, a igreja abriu as portas para que os operários se reunissem em assembleias e abrigassem as doações de mantimentos para o memorável fundo de greve.

O chefe do Executivo ressaltou o papel de extrema importância da igreja, que naquela época acolhia trabalhadores perseguidos. "Atualmente, os trabalhadores se encontram no melhor momento dos últimos dez anos. Isto é o resultado dos governos do ex-presidente Lula e da atual presidenta Dilma, com a política de valorização do salário mínimo, com milhares de brasileiros que deixaram a linha da extrema miséria, entre outros importantes avanços", disse.

O ato religioso contou com a presença dos secretários de Comunicação, de Coordenação Governamental, e Administração e Modernização Administrativa, além de personalidades políticas, dirigentes sindicais e trabalhadores da região do ABC.

Nenhum comentário: