quinta-feira, 31 de maio de 2012


Decreto
Publicação:29/5/2012
Prefeito assina decreto oficializando uso das feiras noturnas pelos feirantes

Kallyny Melina de Jesus
da redação
O prefeito de São Bernardo do Campo assinou na segunda-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal, os decretos individuais de permissão de uso das feiras noturnas do Parque São Diogo e do Rudge Ramos. Os documentos oficializam a utilização do espaço pelos cerca de 30 feirantes.

Segundo o prefeito, as feiras livres viraram um ponto de encontro das famílias da cidade. "Vemos todo tipo de público nas feiras, idosos, crianças, homens e mulheres, que têm os elementos tradicionais de compra, mas também artesanato e atrações culturais", disse.

O chefe do Executivo enfatizou, ainda, que é fundamental as feiras livres continuarem se modernizando, sobretudo no que diz respeito à gestão de resíduos sólidos. "Temos que pensar na sustentabilidade desses locais, pois é uma prestação de serviço que levamos à população e tem que ser de qualidade." De acordo com o prefeito, nos próximos dias deve ser anunciada a instalação de banheiros químicos nas feiras noturnas.

Segundo o representante dos feirantes, Antonio Carlos Oliveira Borges, as feiras noturnas permitem à população uma nova opção de compra e entretenimento. "É um local em que a família são-bernardense se encontra. Além da sociabilidade, tem um atrativo que o mercado não tem, que é a negociação de preços", disse.

Na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo apresentou uma pesquisa de satisfação dos clientes das feiras noturnas. Os pontos positivos elencados foram baixo impacto ao trânsito e pouco incômodo à população, iluminação, qualidade dos produtos, variedade das barracas, localização e segurança. 

O secretário lembra que no Brasil e no mundo as feiras livres são a forma mais tradicional de comércio e, por isso, precisam de aperfeiçoamento. "Temos que introduzir novos equipamentos, como a balança eletrônica, trabalhar a reciclagem do lixo, ter opções de oferecimento de crédito e do dinheiro eletrônico, além da formalização e capacitação de feirantes."

Nenhum comentário: