sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

São Bernardo está entre as sete melhores cidades do Estado em ações para a juventude



Kelly Santos
da redação

São Bernardo do Campo está entre as sete melhores cidades do Estado de São Paulo que apresentam ações bem-sucedidas aos jovens paulistas. O anúncio, realizado em dezembro de 2010 pela Coordenadoria Estadual da Juventude, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam, considerou o trabalho da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Ações para a Juventude (Cajuv), responsável pelos avanços nas atividades e por buscar atender as necessidades e anseios dos jovens.

O resultado destas iniciativas é fruto da pesquisa da Coordenadoria Estadual da Juventude, que tem como objetivo apoiar as administrações municipais na elaboração de políticas para a juventude. Na região, apenas São Bernardo e São Caetano do Sul apresentam boas práticas para os jovens. Hoje, a Cajuv desenvolve o trabalho de educação ambiental através do programa Ecojuventude, oficinas socioculturais e profissionalizantes, atividades descentralizadas e sedia campeonatos nacionais.

O material colhido nesta pesquisa resultou em um livro com as nove melhores práticas do Estado, uma espécie de "Guia para o Jovem". Já as sete melhores também participaram de um vídeo curto, documentando as principais atividades tidas como modelo de política pública. "Sabia que estávamos avançados quanto a políticas públicas para os jovens, mas não imaginava que pudéssemos estar entre os sete melhores. Acredito que a grande rotatividade de público e as atividades na área ambiental foram algumas ações que deram mais peso ao nosso trabalho", disse o coordenador de Ações para a Juventude de São Bernardo.

Inaugurada em 1998, a Cajuv atendia cerca de 300 jovens por semestre. Hoje, são aproximadamente 7 mil por semestre. O aumento e o interesse em proporcionar alternativas para os jovens também cresceu em todo o Estado. De acordo com a Coordenadoria Estadual da Juventude, em 2008 existiam 37 órgãos municipais de juventude, localizados em 28 municípios. Hoje, já é possível contabilizar 89 órgãos ou estruturas, espalhados por 62 cidades.


Nenhum comentário: