sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será celebrada neste domingo (6/2



Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Wilson Magão

Neste domingo (6/2), será realizado um dos eventos religiosos e turísticos mais tradicionais do Grande ABC, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, celebrada há 58 anos na região. Este ano, uma das novidades é que, pela primeira vez, a procissão sairá de Diadema sentido São Bernardo do Campo, ao contrário dos anos anteriores, quando a imagem da santa partia de São Bernardo sentido Diadema. A alteração foi feita a pedido das próprias paróquias, com a proposta de promover uma maior integração entre os participantes.

A programação reúne missas, shows musicais e uma exposição que aborda, através de painéis ilustrativos, um pouco da história do evento. A mostra será exibida na Praça João Olímpio Bassani – a praça da biblioteca –, na Rua Araguaia, em frente à Subprefeitura do Riacho.

A saída da procissão náutica de Diadema em direção a São Bernardo (Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes) será às 15h, e a recepção da imagem da santa ocorrerá na Prainha do Riacho Grande pela seleção brasileira feminina de canoagem. O endereço da Paróquia é Avenida Nossa Senhora dos Navegantes 144, Bairro Eldorado, Diadema.

Às 16h30 haverá a procissão com concentração na Praça Olavo Fontoura (Praça da Seringueira), junto à Represa Billings, seguindo pela Avenida Amazonas até a Praça Luiz Gianotto (próxima à Inspetoria da Guarda Ambiental), com concentração na Praça João Olímpio Bassani (Praça da Biblioteca) em frente à Subprefeitura do Riacho.

Às 17h, está programada a celebração eucarística campal pelo bispo Dom Nelson Westrupp, da Diocese de Santo André. Às 20h, o grupo são-bernardense Raízes do Sertão apresentará toadas, cantigas, canas-verdes, valsas e modinhas. Já às 19h, a orquestra de viola caipira, considerada uma das melhores do Brasil, interpreta sucessos e clássicos da música caipira sob a regência do violeiro Leandro de Abreu. Este ano, são aguardados em torno de 2 mil visitantes. Em 2010, o evento atraiu 1,2 mil fiéis.

Às 20h30, haverá o show do cantor Frank Aguiar, que se apresentará gratuitamente com músicas religiosas em seu repertório. O show será no mesmo local.

Turismo – Devido à sua importância, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra, desde 2010, por meio de decreto assinado pelo prefeito da cidade, o calendário de festejos de São Bernardo. O evento também está inserido no projeto de revitalização turística do distrito do Riacho Grande, que inclui ainda a Rota do Peixe, a Prainha e o Parque Estoril. A Prefeitura fornecerá o combustível para os mais de 20 barcos participantes, estandartes e camisetas para quem vai trabalhar nos festejos.

Gastronomia - Alguns restaurantes do Riacho Grande prestigiarão a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes elaborando pratos especialmente para o dia do evento ou reeditando pratos premiados no 1º Festival do Peixe de São Bernardo, realizado no ano passado.


Nenhum comentário: