quarta-feira, 11 de julho de 2012

     
  
As doações feitas diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente serão destinadas ao financiamento de políticas públicas voltadas à proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente do Município de São Bernardo do Campo, conforme o disposto no artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990) e o Decreto nº 11.164, de 05 de novembro de 1992.

* As doações estarão sujeitas às Resoluções 18 e 19/2000, deste Conselho que reservará 10% desses valores para outros Programas de interesse público, deliberados pelo CMDCA         

CAMPANHAS


CAMPANHA DE VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS CONTRA A RAIVA - 2012.



INÍCIO EM 18 DE JUNHO - VEJA O CRONOGRAMA NO FINAL DESTA PÁGINA.



Antes de conduzir seu animal ao posto de vacinação saiba que:


- Todo animal deve ser conduzido com coleira, guia e por pessoa com força suficiente para contê-lo. Evite acidentes.

- É responsabilidade do proprietário a contenção do animal.

- No caso de gatos, utilize a caixa de transporte ou outro meio seguro.

- Animais bravios devem ser conduzidos com focinheira. Mesmo que o animal seja dócil, recomendamos o uso da focinheira nos locais de vacinação.

- Não fornecemos vacinas para aplicação fora do posto de vacinação

- Não vacinamos em casa.

- Não devem ser vacinados: animais com menos de 3 (três) meses, fêmeas prenhes e animais doentes.

- Verifique o calendário e o posto de vacinação mais próximo de sua casa.

- Lembre-se que na Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, na Av. Dr. Rudge Ramos - 1740, durante todo o período de campanha, haverá um posto de vacinação de: 2.ª a sábado das 8:30 às 16:30 h.

- Não deixe de vacinar seu animal contra a raiva. Este ano a campanha contará com 71 postos de vacinação, nos diversos bairros do município. O início está programado para 18 de junho e o término para 18 de setembro de 2012.

CRONOGRAMA NO FINAL DESTA PÁGINA PARA DOWNLOAD

Mais informações pelos fones: 4365-3349 ou 4367-3306



Campanha de Controle de Natalidade de Cães e Gatos.

Controlar a natalidade de cães e gatos, impedindo o crescimento desordenado da população destes animais, constitui o principal meio para evitar a ocorrência de algumas doenças transmissíveis ao homem, os acidentes por agressões, atropelamentos e o sofrimento envolvendo animais abandonados.

Uma das maneiras de evitar a multiplicação de cães e gatos é o confinamento estrito dos animais nas suas moradias de forma que o acesso às ruas ocorra somente sob condições de contenção adequada.

Outra forma de controle se faz através da esterilização que é a intervenção cirúrgica nos ovários / anexos, no caso das fêmeas, ou nos testículos, no caso dos machos.

A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através da Divisão Veterinária e Controle de Zoonoses firmou contrato com a Clínica Veterinária – Pronto Socorro Animal, à Rua Secondo Modolin, 420, Vila Gonçalves – SBC, para a realização de esterilizações de cães e gatos.

A Secretaria da Saúde custeará o procedimento cirúrgico de esterilização e o tratamento prévio de endo e ectoparasitas. A prioridade inicial envolve o atendimento de cães de moradores de rua e de cães comunitários, que são animais mantidos pela população em determinadas áreas, sob os cuidados de um responsável pelo animal.

Os interessados em participar da Campanha de Controle de Natalidade de Animais, custeada pela prefeitura, deverão obter a Guia de Autorização para Emissão do Termo de Ciência e Responsabilidade, junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, dirigindo-se pessoalmente à Av. Dr. Rudge Ramos - 1740, Bairro de Rudge Ramos, nos dias úteis, de segunda a sexta feira, das 8 às 16 horas, munidos de:

- Comprovante de residência;

- RG, CIC

- Telefone e

- Dados de identificação do animal.

Informações através dos telefones: 4365-3349 e 4367-3306.


(QUINTA  -  12/7/2012)
 1/1 domingo a 31/12 segunda 

ATENÇÃO
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO EM MÚSICA.  - 
 18/4 quarta a 24/7 terça 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - NAS SALAS DE LEITURA
“Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, história de um camaleão que com a chegada da primavera sai para passear e todos os animais com quem encontra pedem a ele para que mude de cor. Ele vai experimentando as cores sugeridas, mas percebe que não consegue agradar a todos. Com Camila Cassis, do Grupo A Hora da História. Sala de Leitura Padre Léo Commissari. Rua Padre Léo Commissari, 288, Jardim Silvina. Tel.: 4127-0866. Dia 18 ( quarta ) 14h30

“O espelho mágico”, de Luís da Câmara Cascudo, história sobre um jovem que através de sua generosidade e astúcia consegue a mão de uma linda princesa em casamento.
“Margarida, a esperta”, da escritora Tatiana Belinky, narra as aventuras de uma cozinheira que se utiliza de sua esperteza para se livrar de uma confusão com seu patrão. Histórias narradas com a utilização da técnica do origami, por Irene Tanabe, do Grupo Histórias Contadas com Origami. Sala de Leitura Parque São Bernardo. Alameda Minas Gerais, 23, Parque São Bernardo. Tel.: 4336-8294. Dia 24 (terça) 14h30   - 
 30/5 quarta a 31/12 segunda 

CLIQUE AQUI E ACESSE OS EDITAIS DA CULTURA
 1/7 domingo a 20/7 sexta 

Ases Abobáveis
Em um dia quente, na base aérea da Esquadrilha da Risada, o ambicioso Aspirante Catarino nem sonha com o que lhe vai acontecer: sua patente tão esperada será entregue pelo estressado General Romão, tornando-o um verdadeiro piloto. Essa simples condecoração, porém, se transformará em muita trapalhada com a ajuda do mandão Capitão Acerola. Com Cia. Esquadrilha da Risada. Com Ade Teixeira, Mauro Pires e Tiago Abad. Recomendação etária: 3 anos. Duração: 40 minutos. Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Este espetáculo foi selecionado no edital de ocupação dos teatros. Teatro Elis Regina. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351- 3479. Dia 1 (domingo) 16h, 13 (sexta) 20h e 20 (sexta) 16h   - 
 2/7 segunda a 27/7 sexta 

CENTRO LIVRE DE ARTES CÊNICAS – PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS
OFICINA: PERFORMANCES DO CORPO NA CIDADE Objetivo:A performance no espaço da cidade através de experiências corporais que transitam entre o espetacular e o cotidiano.
Orientação: Paula Petreca, Luciano Mendes e Lúcia Kakazu
Quando: De 19 a 22 de julho - quinta a domingo das 14h às 17h
Seleção: Primeiros inscritos a partir dos 15 anos de idade
Inscrição: de terça a sexta-feira, das 11h às 18h no CLAC

Movimentação Acrobática. 
Prática das diversas possibilidades de utilização de técnicas circenses, com foco nas pirâmides humanas e no duo acrobático.
Oficineiro: Jeisel Bomfim.
Recomendação etária: 14 anos.
Vagas: 18
Inscrições de 1 de julho até o preenchimento das vagas através do email jeiselcircus@gmail.com (título da mensagem “Inscrição Oficina de Movimentação Acrobática”, enviando carta de interesse, nome completo, telefone e idade).
Projeto ProAC 2011
Dia 21 (sábado) e 22 (domingo) das 9h às 12h


Mostra de Vídeos: CLAC Claquete 
Tema: Experimentos de composição poética em Teatro e Dança
A mostra traz registros em vídeo de trabalhos em dança e teatro acompanhados de um bate papo com arte educadores do CLAC.
Datas: 13, 20 e 27/7
Horário: das 19h30 às 21h30 

CLAC - Centro Livre de Artes Cênicas / Centro Cultural Bairro Baeta Neves
Praça Cônego Lázaro Equini, 240, Baeta Neves. Tel.: 4125 0582.  - 
 3/7 terça a 14/7 sábado 

Fábrica de Imagens: Instalação Circulante do Feminino - Um Manifesto Feminista

Exposição e Atividades permanentes 
Fábrica de Imagens é uma celebração à vida e à arte. É a memória/história das mulheres revelada em imagens, performances, fotos e cinema, cartazes, permeados por linguagens vivenciais e interativas; é um diálogo aberto entre mentes e corações afoitos por motins libertários.
Esta exposição já esteve em São Paulo (Galeria Olido), na cidade de Embú das Artes, no Centro de Referencia da Mulher Inês dos Santos e circulará por mais três capitais de outros Estados e mais duas cidades de São Paulo.
A realização da Instalação Circulante do Feminino – Um Manifesto Feminista vem fortalecer as ações afirmativas realizadas no município para a igualdade de gênero, o respeito aos direitos e autonomia das mulheres; ações estas que visam à garantia da plena cidadania de todas e todos.
A exposição é uma realização do CIM – Centro de Informação Mulher, com o apoio da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal. Em São Bernardo do Campo a parceria foi realizada com a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/DPA - Gerência de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Cultura.
O CIM - Centro de Informação Mulher é uma organização feminista criada em 1981 e possui o maior acervo da América Latina sobre a vida e luta das mulheres no Brasil e no mundo. Grátis. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1325 - Centro – Informações 4126-3770 e 4336-8236. Abertura dia 3 de julho (terça) às 18h. De 4 a 14 de julho, a exposição e atividades acontecerão das 10h às 17h.
  - 
 3/7 terça a 31/7 terça 

CURSOS E PALESTRAS
Oficina: Vamos contar histórias?
Utilizando livros e personagens, as crianças aprendem a contar e criar histórias através de brincadeiras.
Público Alvo: de 8 a 12 anos
Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa. Av. João Firmino , 900, Bairro Asunção. Tel: 4351-5422.
Dias 3, 10, 17 , 24 e 31 ( terça) 
Horário: 9 h e 14h   - 
 4/7 quarta a 14/7 sábado 

Fábrica de Imagens: Instalação Circulante do Feminino - Um Manifesto Feminista
Exposição e Atividades permanentes
Fábrica de Imagens é uma celebração à vida e à arte. É a memória/história das mulheres revelada em imagens, performances, fotos, cinema, cartazes, permeados por linguagens vivenciais e interativas; é um diálogo aberto entre mentes e corações afoitos por motins libertários. Esta exposição já esteve em São Paulo (Galeria Olido), em Embú das Artes, no Centro de Referencia da Mulher Inês dos Santos, e circulará por mais três capitais de outros estados e mais duas cidades de São Paulo. A realização da Instalação Circulante do Feminino – Um Manifesto Feminista vem fortalecer as ações afirmativas realizadas no município para a igualdade de gênero, o respeito aos direitos e à autonomia das mulheres; ações estas que visam à garantia da plena cidadania de todas e todos. A exposição é uma realização do CIM – Centro de Informação Mulher, com o apoio da SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, e em São Bernardo do Campo a parceria foi realizada com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/DPA - Gerência de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Cultura. O CIM é uma organização feminista criada em 1981 e possui o maior acervo da América Latina sobre a vida e luta das mulheres no Brasil e no mundo. Grátis. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Rua Marechal Deodoro, 1325. Centro. Informações 4126-3770 e 4336-8236. Visitação: Até 14 de julho, a exposição e atividades acontecerão das 10h às 17h.  - 
 4/7 quarta a 25/7 quarta 

CONTOS & ENCANTOS
História: Separando as coisas Autor: Eun Heena e Sun Young Kwak Todo mundo tem manias... O personagem desta história não conseguia parar de classificar todos os objetos, pessoas e animais que encontrava pela frente. Como será que ele resolveu esse probleminha? Este livro trata do conceito de classificação das coisas. Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1010. Dia 4 (quarta) 10h30 e Dia 18 (quarta) 14h30 História: O homem que amava caixas Autor: Stephen King História de um homem que não sabia como dizer ao filho que o amava e descobre uma forma de demonstrar seu afeto, por meio de uma outra paixão: as caixas. Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa.Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-5422. Dias 4, 11, 18 e 25 (quarta) 9h e 14h   - 
 5/7 quinta a 27/7 sexta 

Cineclube Biblioteca Malba Tahan
Rua Helena Jacquey, 208. Tel.: 4368-1010

O cavalinho azul e Portinholas
Direção: Eduardo Escorel/ Escola municipal de Vitória-ES
Brasil (1984/ 2003) 101 min.
Apresentação composta por dois filmes infanto-juvenis que se inspiram em peças teatrais homônimas de Maria Clara Machado. O diferencial do filme Portinholas é o fato de ter sido feito por 150 crianças da rede de escolas públicas de Vitória-ES, como o resultado final de um projeto de animação de iniciativa do Instituto Marlim Azul, cujo tema é uma viagem ao mundo da arte através da pintura de Cândido Portinari.Recomendação etária: Livre. Dias 5 (quinta) e 6 (sexta) 15h
Castelo Rá-Tim-Bum – o filme
Direção: Cao Hamburguer
Brasil (1999) 105 min.
Nino é um aprendiz de feiticeiro que vive em um castelo mágico com seus tios, Morgana e Victor, há 300 anos. Ansioso em ter uma vida normal como todos os demais garotos, ele acaba participando, involuntariamente, de uma trama orquestrada por sua tia Losângela, que pretende roubar o livro de magias de Morgana.
Recomendação etária: Livre. Dias 12 (quinta) e 13 (sexta ) 15h

O grilo feliz
Direção: Walbercy Ribas
Brasil (2001) 80 min.
Filme de animação sobre uma floresta em que crianças e animais da fauna brasileira vivem em harmonia, mas são desafiados a provar a própria coragem para enfrentar a ambição desmedida de um rei. Recomendação etária: Livre. Dias 19 (quinta) e 20 (sexta) 15h

Animações para crianças (que todos adoram) 
Direção: vários
Brasil (de 1984 a 2007) 78 min.
Coletânea de curtas metragens clássicos, como Ícarus e Pajerama, com destaque para O Natal do Burrinho, que conta a história do nascimento de Jesus Cristo, eFrankenstein Punk, uma divertida animação de massinha feita por Cao Hamburger.Recomendação etária: Livre. Dias 26 (quinta) 15h e 27 (sexta) 15h   - 
 5/7 quinta a 26/7 quinta 

Cineclube Biblioteca Guimarães Rosa
Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-5422

Os Smurfs
Direção: Raja Gosnell
EUA (2011) 86 min.
Filme de animação em que o vilão Gargamel e seu gato Cruel encontram a vila dos Smurfs. Para fugir dos invasores, os estes passam por um portal mágico que os leva para o centro de Nova York, um mundo completamente diferente e desconhecido para eles. Recomendação etária: Livre. Dia 5 (quinta) 15h

Os pinguins do papai
Direção: Mark Waters
EUA (2011) 120 min.
Comédia sobre um homem de negócios que tem uma dificuldade enorme em decidir sobre as questões mais importantes da vida, até o dia em que recebe seis pinguins como herança. Eles bagunçaram a vida do homem e transformam seu elegante apartamento em um parque de diversões; por outro lado, ensinam-lhe importantes lições de família e relacionamentos. Com Jim Carrey, Carla Gugino e Ophelia Lovbond.Recomendação etária: 10 anos. Dia 12 (quinta) 15h

Marte precisa de mães
Direção: Simon Wells
EUA (2010) 88 min.
Aos nove anos de idade, o garoto Milo tem sua mãe sequestrada por marcianos, que desejam roubar a sabedoria materna. Mas o garoto não aceita esta situação passivamente, ele se alia a um outro grupo alienígena para poder enfrentar os inimigos marcianos. Com Seth Green, Joan Cusack e Breckin Meyer.
Recomendação etária: Livre. Dia 19 (quinta) 15h

O zelador animal
Direção: Frank Coraci
EUA (2011) 102 min.
História de um zelador de um zoológico que levou um fora da namorada pelo fato dela não se conformar com sua falta de ambição. Ao descobrirem o fato, os animais temem perder seu querido tratador e quebram o código de silêncio e começam a falar com ele. Depois de receber muitos conselhos, o zelador passa a entender o sentido das palavras amor e amizade. Com Kevin James, Rosario Dawson e Leslie Bibb.Recomendação etária: Livre. Dia 26 (quinta) 15h   - 
 7/7 sábado a 28/7 sábado 

Cineclube Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Jurubatuba, 1.415, Centro. Tel.: 4330-2888

Blade Runner, o caçador de andróides
Direção: Ridley Scott
E.U.A/Inglaterra (1982) 117 min.
Clássico de ficção científica e cult. Sua história é ambientada num futuro, em que androides com inteligência e aparência humanas são criados para viverem apenas cinco anos e trabalharem exclusivamente para o bem estar da humanidade sem receber nada em troca. Um grupo deles, se rebela, entra em conflito com seu criador e com aqueles que os exploram, promovendo inúmeros questionamentos filosóficos. Com Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young e Edward Olmos. Recomendação etária: 16 anos. Dia 7 (quinta) 18h

Coração Valente
Direção: Mel Gibson
EUA/Inglaterra (1995) 177 min.
Com o assassinato de sua amada, o escocês Willian Wallace chega ao seu limite de tolerância com os abusos e a violência dos ingleses contra o seu povo. Ele, então, reúne seus compatriotas e declara guerra à Inglaterra e, com determinação e inteligência, consegue compensar a inferioridade numérica de seu exército. Com Mel Gibson, Sophie Marceau, Sean Lawlor, Catherine McCormack, James Cosmo, Patrick McGoohan, Angus MacFadyen. Recomendação etária: 16 anos. Dia 14 (quinta) 18h

O exterminador do futuro
Direção: James Cameron
EUA (1984) 107 min.
Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Um androide é enviado ao passado para eliminar a mãe do líder da revolta contra as máquinas, porém os humanos também enviam um representante para salvá-la. Com Arnold Schwarzenegger, Michael Biehn, Linda Hamilton e Paul Winfield. Recomendação etária: 12 anos. Dia 21 (quinta) 18h

Conan, o bárbaro
Direção: John Milus.
EUA (1981) 130min.
Conan, um cimério, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado, sendo que ele, ainda criança, é levado para um campo de escravos. Os anos passam e ele desenvolve uma enorme força física, e se torna gladiador. Seu único pensamento: vingar seus pais. Com Arnold Schwarzenegger, James Earl Jones, Sandhal Bergman e Valérie Quennessen. Recomendação etária: 14 anos. Dia 28 (quinta) 18h.   - 
 11/7 quarta a 25/7 quarta 

Cinemão nas Férias 2012

Nas quartas feiras de julho, o Cinemão nas Férias traz alguns dos grandes sucessos do cinema recente. São duas sessões: para toda a família e a teen, filmes com mais ação e aventura para o público jovem. Grátis.


Teatro Elis Regina. 
Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-3479.



Cinemão nas Férias Família – 15h


Os Smurfs (EUA, 2011, 90 minutos). O malvado mago Gargamel expulsa os Smurfs de sua vila. Eles vêm parar no nosso mundo, bem no meio da cidade de Nova Iorque e precisam encontrar um jeito de voltar para a vila antes que Gargamel os localize. Direção: Raja Gosnell. Recomendação etária: livre. Dia 11


Megamente (EUA, 2010, 95 minutos). Tudo o que vilão Megamente mais queria era eliminar seu adversário Metro Man e assim dominar a cidade de Metro City. Só que para isso é necessário um plano ainda mais diabólico do que todos já tentados anteriormente. Direção: Tom McGrath. Recomendação etária: livre. Dia 18


Kung Fu Panda 2 (EUA, 2011, 90 minutos). Em seu primeiro grande desafio desde que se tornou o Dragão Guerreiro, Po tem de comandar os Cinco Furiosos, seus amigos mestres do kung fu, em uma missão de proporções épicas, para derrotar seu mais destrutivo rival. Direção: Jennifer Yuh. Recomendação etária: livre. Dia 25


Cinemão nas Férias “Teen” – 18h


Thor (EUA, 2011, 115 minutos). O arrogante guerreiro Thor (Chris Hemsworth, de Star Trek) é obrigado a lutar para reaver seus poderes perdidos, depois de ser banido do reino de Asgard e exilado na Terra. Perseguido pela força invasora enviada para destruí-lo, Thor descobre o que é preciso para se tornar um verdadeiro herói. Direção: Kenneth Branagh. Recomendação etária: 10 anos. Dia 11


O Homem do Futuro (Brasil, 2011, 105 minutos). Zero (Wagner Moura) é um cientista brilhante, porém infeliz. Ele fora humilhado por Helena (Aline Moraes), o amor da sua vida, vinte anos atrás. Ele então cria uma máquina do tempo, volta ao passado e tenta “corrigir“ os erros de sua própria vida. Direção: Cláudio Torres. Recomendação etária: 12 anos. Dia 18


Capitão América – O Primeiro Vingador (EUA, 2011, 124 minutos). Uma força ameaça a humanidade. Para proteger a todos, Capitão América (Chris Evans) declara guerra contra a organização HYDRA, liderada pelo vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving). Direção: Joe Johnston. Recomendação etária: 12 anos. Dia 25
  - 
 11/7 quarta a 15/7 domingo 

AÇÃO CULTURAL NOS BAIRROS
Bairro Assunção - Oficina Festival Viva a Viola 2012 
Com professores e músicos integrantes do Proj
eto. Inscrição no local 30 minutos antes do início da oficina. Vagas: 20. Grátis. Duração: 90 minutos. Recomendação etária: livre. Sala Odete Bellinghausen.Avenida João Firmino, n° 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351-3479. Dia 11 (quarta) 20h

Riacho Grande – Festival Viva a Viola 2012


O bairro recebe este mês o melhor da moda de viola da região, o Festival Viva a Viola 2012 (contemplado pelo Proac), projeto desenvolvido e coordenado pela ONG Brazilian Heart que traz ao público toda tradição e melodia da viola. Grátis. Recomendação etária: livre. Praça João Olimpio Bassani, s/nº, Riacho Grande. Dia 15 (domingo) 11h

Ferrazópolis

Paloma e Pacheco, Carlos Ferri e Congada 13 de Maio
Diversas atrações, diversos estilos, muita música e dança para os moradores do Ferrazópolis e região. A dupla Paloma e Pacheco apresenta o melhor da música caipira tradicional e o músico e cantor Carlos Ferri traz um repertório bem eclético que vai da música instrumental até o sertanejo moderno. A Congada 13 de Maio ainda traz ao público toda tradição da cultura popular brasileira. Grátis. Centro Cultural Jacomo Guazzelli. Rua Rosa Pacheco, 201, Ferrazópolis. Dia 15 (domingo) 14h.

Festival de Rock Novo Pólo
Projeto liderado pela banda de punk rock “Celofane” que visa trazer diversas vertentes do rock para o Centro Cultural do Taboão. Presenças confirmadas da banda de horror punk “Coffin Fuckers”, do grupo de Rocak alternativo “O Efeito Dissonante” e o rock do “Blues Drive Monster”. Durante o evento serão recolhidos agasalhos para doação para a Igreja São Pedro do Taboão. Grátis. Centro Esportivo e Cultural do Taboão.Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.287, Taboão. Dia 28 (sábado) 18h. 

Jardim Represa

O Jardim Represa irá receber uma programação com diversas linguagens culturais. O grupo Arte da Senzala, com o mestre Benê, Professor Parafuso e Instrutor Siri trazem a ginga da capoeira enquanto o grupo Plenitude apresenta seu teatro jovem. A música sertaneja fica por conta do cantor Wesley Góes e o grupo novo Amor mostra sua música cristã. Os grupos Red Line e Elite Alternativa mostram o melhor do Rock, ainda temos muito pagode com o Sorriso Negro e um grande show com a banda Um amor de forró. Grátis. Praça São Judas Tadeu, s/nº, Jardim Represa. Dia 28 (sábado) 14h.   - 
 12/7 quinta 

Cartas a Um Jovem Poeta
Peça baseada na obra do poeta tcheco Rainer Maria Rilke. A ação se passa num cômodo, que é um dos quartos onde o poeta se hospedou em suas inúmeras viagens. Rilke escreve cartas a um aspirante a poeta, o Sr. Kappus, que são verdadeiros ensinamentos de vida. Adaptação, direção e interpretação: Ivo Müller. Recomendação etária: 12 anos. Duração: 60 minutos.Grátis. Projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Cultura – Programa de Ação Cultural – ProAC 2011. Teatro Elis Regina. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção. Tel.: 4351 3479. Dia 12 (quinta) 20h   - 
 12/7 quinta 

The Platters
O grupo vocal surgido na década de 1950 ficou mundialmente famoso conquistando milhares de fãs a partir da gravação dos sucessos Only You, Smoke Get in Your Eyes e The Great Pretender. Com Kevin Carrol como lead singer, o tenor Ronn Howard, a soprano Dawn Carla e o barítono B.J.Mitchell. Recomendação etária: livre. Duração: 100 minutos Ingressos: R$ 100,00 (inteira), R$ 60,00 (antecipado até 11/7) e R$ 50,00 (meia-entrada para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais). Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483. Dia 12 (quinta) 21h   - 
 12/7 quinta a 26/7 quinta 

Cineclube Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi
Rua Kara, 105 – Jardim do Mar . Tel.: 4125-2379

Van Gogh
Direção: Maurice Pialat.
França (1991) 151 min.
Com uma linda fotografia que remete às obras de Renoir e Monet, o filme retrata a vida do genial pintor Vicent Van Gogh, com destaque para o envolvimento amoroso com a filha do médico que o tratava (Dr. Gachet) e seu relacionamento conflituoso com o irmão Theo. Com Jacques Dutronc, Gérad Séty, Alexandra London e Barnard Lecoq.Recomendação etária: 16 anos. Dia 12 (quinta) 18h

Van Gogh – Vicent & Theo
Direção: Robert Altman.
França/Holanda (1990) 140 min.
Filme sobre a intensa relação de amor e ódio entre o pintor holandês Vincent Van Gogh (Tim Roth) e seu irmão mais novo, Theo ( Jean-Pierre Cassel), até o suicídio do artista. Com bela fotografia do sul da França, Bélgica e Holanda, o filme ressalta o temperamento do artista instável e tempestuoso, mas também generoso e terno, e sua paixão pela arte, para a qual atribuía um valor maior que a própria vida. Com Tim Roth, Jean-Pierre Cassel e Johana Der Steege. Recomendação Etária: 14 anos.
Dia 26 (Quinta) 18h

  - 

MÚSICA NO PARQUE SALVADOR ARENA

Programação permanente da Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura, que elegeu o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena como espaço privilegiado para a música na cidade.Parque Salvador Arena – Av. Caminho do Mar, 2.980 – Rudge Ramos. 





Sombrinha

Sambista autodidata natural de São Vicente, começou a tocar violão 7 cordas com 14 anos. Gravou com Originais do Samba e Baden Powell. Aos 20 anos foi para o Rio de Janeiro e junto com outros sambistas fundou o grupo Fundo de Quintal. Neste show o artista apresenta seus maiores sucessos acompanhado pela rapaziada do Boteco da Dona Maria. Grátis.Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, n° 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246. Dia 29 (domingo) 16h

Dudu Nobre

O grande sambista Dudu Nobre, afilhado do mestre Zeca Pagodinho e um dos mais respeitados artistas da música brasileira apresenta o show de seu novo Cd “O Samba Aqui Já Esquentou”, que traz homenagens a Cartola, Carlos Dafé, críticas e declarações de amor. Grátis. Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, n° 2.980, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1246. Dia 29 (domingo) 17h

domingo, 8 de julho de 2012


Rua Marechal Deodoro, em 1895.

Síntese histórica 
da cidade de São Bernardo


Um pouco de história...

O município de São Bernardo do Campo nasceu na Borda do Campo, mesma região onde existiu a histórica “Villa” de Santo André da Borda do Campo (1550-1560). (Oficialmente São Bernardo do Campo reporta-se à chamada “Villa” de João Ramalho (1553) para comemorar seu aniversário de fundação, mas estudos revelam que o município tem origem bem mais recente, visto que o primitivo povoado sem deixar vestígios.)

Sendo a região local de passagem para aqueles que do Planalto se dirigiam ao porto de Santos, em especial as “tropas” carregando mercadorias e que aqui faziam pouso, começa a se desenvolver na fazenda dos Monges Beneditinos, ao redor de uma capela por eles construída em 1717, um povoado, às margens dos Ribeirão dos Meninos, região do atual Bairro Rudge Ramos (no local onde hoje está instalado o Carrefour Vergueiro).

Pelos primitivos e novos caminhos, pelas velhas fazendas, registram-se a presença do português desbravador, do índio e do negro escravo.

Tendo-se formado e crescido em terras particulares dos Beneditinos, o povoado não pôde ser oficializado, sendo por isso transferido para outro trecho do velho Caminho do Mar, onde está hoje a Igreja Matriz (Largo da Matriz, na rua Marechal Deodoro); esta transferência do povoado ocorreu em princípios do século XIX. Ali, em 1812, de subúrbio da Capital o povoado foi elevado à categoria de Freguesia.

Em 1877 é instalado, nas terras desapropriadas da fazenda dos Beneditinos, o Núcleo Colonial de São Bernardo, que vai dar nova vida a “Villa”. Constituiu-se 15 linhas coloniais que posteriormente originaram os atuais bairros de São Bernardo do Campo.

A presença do imigrante, majoritariamente italiano, é predominante nesse fim de século XIX e início do século XX, contribuindo para ampliar a miscigenação. O cultivo da terra é intensificado. Planta-se, colhe-se, fabrica-se, produz-se... Os campos vão sendo devastados, as matas derrubadas, as estradas alargadas, ruas corrigidas e calçadas, as vilas edificadas e casas construídas. 

Ao final do século, por lei provincial de 12 de março de 1889, Freguesia foi elevada a Município, cuja instalação ocorreu em maio de 1890. O Município compreendia, então, praticamente todo o território do atual ABC.

O nome – São Bernardo – deve-se á denominação da fazenda dos Monges Beneditinos, onde havia uma capela dedicada ao Santo, ao redor da qual surgiu o primitivo povoado de 1717.

Com a exploração da madeira, as serrarias aparecem, registrando a tendência industrial da “Villa”. Desenvolve-se a indústria moveleira ao lado da têxtil.

No século XX, com a construção da Represa Billings, alguns núcleos coloniais de imigrantes italianos, formados no século XIX, são atingidos por suas águas.

Os caminhos se proliferam, não só como passagem, mas como expansão do processo de urbanização. Os bairros vão se formando e desdobrando em pequenas vilas e novos bairros. O espaço do povoado se transforma na paisagem da Cidade.

Apesar do desenvolvimento da sede do Município (atual São Bernardo do Campo), o Bairro da Estação (Santo André), em razão da Estação de Ferro inaugurada em 1867, conhece um crescimento acelerado, com a implantação de várias indústrias. Assim, Santo André começa a se destacar econômica e politicamente, tornando-se, em 1938, a sede do Município.

O nome do município é mudado para Santo André e São Bernardo torna-se distrito.

Após muitas movimentações, em 1944 ocorre a emancipação político - administrativa de São Bernardo.

O designativo do Campo, aplicado a São Bernardo, surge com a instalação do atual município, em 1º de janeiro de 1945