sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Chuva deixa São Bernardo submersa

Por: Renan Fonseca (renan@abcdmaior.com.br)

A chuva desta quinta-feira (28/01) complicou mais uma vez o trânsito na Região e a cidade que mais sentiu o reflexo foi São Bernardo. Ruas e principais vias ficaram alagadas na região central, deixando carros e motos submersos. Pouco mais de uma hora de chuva intensa, com algumas pausas, fez com que o entorno do Paço Municipal ficasse intransitável. O diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego de São Bernardo, Epeus Pinto Monteiro, explicou que as vias onde alagamentos são recorrentes são cortadas por córregos canalizados, que elevam o nível por causa das chuvas.

“Avenidas como Jurubatuba, Kennedy e Prestes Maia sofrem mais alagamentos por conta dos córregos canalizados. Enchentes nessas vias podem acontecer até mesmo se não chove na cidade. Basta apenas que chova na cabeceira”, disse Monteiro. Outros fatores também foram somados pelo diretor para explicar o caos que se transforma a cidade durante os dias de chuva. Motoristas que fogem de alagamentos de cidades vizinhas usam os principais acessos de São Bernardo, inflando o trânsito.

Quem não está acostumado com o cenário caótico do município acaba passando por apuros. “Eu não sabia que aqui alagava dessa forma. Estou muito assustado”, disse o advogado Alessandro Epifani, que mora em Osasco e precisava chegar ao Fórum de São Bernardo, mas ficou ilhado na avenida Brigadeiro faria Lima.

O trânsito não é o único problema que surge com as tempestades. O comércio na cidade ficou afogado e muitos comerciantes perderam parte das vendas do dia. Ricardo Sitelli, gerente de uma loja de móveis, relatou que o cenário de enchentes na avenida Jurubatuba vem se repetindo desde a semana passada. “Desta vez, a água subiu menos de um metro. Mas na semana passada foi pior e inundou a loja. Chuvas assim fazem os comerciantes perderem o dia de trabalho”, afirmou. Os entroncamentos que ficaram totalmente alagados foram o da Jurubatuba com Djalma Dutra, avenida Kennedy com Piraporinha e Marechal Deodoro com Francisco Prestes Maia.

Um deslizamento aconteceu na avenida Maria Servidei Demarchi, na altura do km 23 da Anchieta. Uma das faixas da avenida foi interditada e agentes de trânsito orientaram os condutores. A Defesa Civil informou que atendeu chamadas sobre alagamentos nos bairros Jardim Ipê, Jardim Silvina, Divinéia, Pedreira, Areião e Represa. Também foram registrados desabamentos e escorregamentos nos bairros Jardim Las Palmas, Vila Esperança, Lavínia, Ferrazópolis, Tiradentes, Nova Baeta. No Jardim Petroni houve a queda de um muro.

A chuva também deixou arte de São Caetano debaixo d´água. O córrego dos Meninos transbordou e inundou a avenida Guido Aliberti. Parte da Vila São José também alagadas. As pistas centrais da via Anchieta também inundaram e foram interditadas. No Jardim Zaíra, em Mauá, foram registrados três deslizamentos de terra sem vítimas.

Ciç@ diz: Nossa cidade, depois de tantos anos abandonada por sucessivas administrações elitistas, vai mostrando suas mazelas. Agora é hora de arregaçar as mangas e deixar São Bernardo como seu povo merece. Confio muito no Marinho e sei que êle vai honrar os compromissos assumidos com a cidade.

Nenhum comentário: